Pular para o conteúdo
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Home page > Insights > Events > ‘Do Arquivo à Gôndola’: DuPont recebe Clicheria Blumenau e seus convidados na nova sede

‘Do Arquivo à Gôndola’: DuPont recebe Clicheria Blumenau e seus convidados na nova sede

Como os convertedores podem ajudar donos de marca a venderem mais foi um dos assuntos debatidos no evento
evento dupont e blumenau
  • 23/07/2022
  • | 12:39

Como os convertedores de embalagens podem ajudar os donos de marca a venderem mais a partir de uma boa impressão? E principalmente, como este resultado positivo pode ser alcançado considerando todos os players da cadeia, da geração do arquivo até chegar à gôndola no ponto de venda (PDV)? Estes foram os principais assuntos discutidos nos dois dias do evento organizado pela Clicheria Blumenau nas novas instalações da DuPont, em Alphaville (SP).

Segundo Cristiane Lopes Oliveira, Senior Packaging Specialist da Nestlé, é preciso colocar o consumidor no centro de todas as etapas, a partir de pesquisas de mercado, se possível nos níveis global e regional. Na Nestlé este desafio é vencido a partir de um processo de inovação acelerada que tem como base um roadmap bastante abrangente da embalagem.

“O design da embalagem é olhado como uma estratégia a ser aplicada de forma consistente e em sintonia com as especificidades dos vários mercados.”

AFIRMA CRISTIANE LOPES OLIVEIRA.

Desta forma, há tempos a Nestlé adotou a estratégia de produtos como nome e sobrenome, por exemplo, Leite Moça da Nestlé. “Isto porque a identidade da marca é fundamental e deve ser protegida em todas as etapas; ela cria a conexão com o consumidor e ajuda a construir marcas icônicas. Construimos marcas olhando para as diferentes necessidades do produto e possíveis aplicações do sensorial  ao branding e à embalagem.”

Em todo este processo de criação de marcas vencedoras, o trabalho colaborativo com os fornecedores, inclusive da cadeia gráfica, é fundamental. “A melhor precisão das fotos e a consistência das cores, por exemplo, são fundamentais para garantir o sucesso da marca e conectá-la e engajá-la com o consumidor final do PDV.”

Nesta linha, Núria Piai Nava, Gerente de Trade Marketing in Nivea (Beiersdorf), com foco na área de Merchandising, Treinamentos e Novos Projetos reforçou a importância de apresentar as etapas de desenvolvimento das embalagens, do ponto de vista da indústria, focando no desempenho final na loja.

“O primeiro momento da verdade da embalagem/produto é na gôndola em contato com o consumidor. Mas como capturar esta atenção é o desafio de todos os elos da cadeia”

defende núria.

Segundo ela, é importante envolver o convertedor desde o planejamento e em todas as etapas posteriores do projeto. O fornecedor tem que parar de ser fornecedor e ser parceiro pois tem equipe e recursos que podem agregar muito ao processo. Ele tem uma experiência que leva à otimização do desenvolvimento e que culmina em eficiência e economia. “O convertedor não é apenas a máquina que imprime a embalagem; ele é o cérebro que calcula a otimização das máquinas e tintas para melhor aproveitamento do processo. E de nada adianta acelerar o processo se a execução for ruim.”

Muito além da embalagem

Fabio Mestriner, professor da ESPM, especialista em design e inteligência de embalagem e consultor da DuPont, lembra que 80% dos produtos existentes têm embalagem e mais de 90% deles não têm verba de marketing, ou seja, a embalagem é o ponto de contato, de conversa e de convencimento do consumidor final.

“É importante lembrar ainda que a embalagem existe para atender às necessidades e anseios dos consumidores e que a sociedade evolui com a embalagem. Portanto, a embalagem não está ligada ao consumo; sua principal função é suportar a vida humana.”

destaca fabio mestriner.

Outra boa notícia dada por Mestriner é que no futuro haverá mais embalagem e quem está no negócio da embalagem está num negócio que tem futuro. Mas para preparar-se para este futuro é preciso acompanhar todo o movimento da sociedade.

O faturamento do setor está avaliado hoje em R$ 116 bilhões e com um potencial de crescimento expressivo. “E a marca que chegar com uma embalagem bonita e bem impressa tem chance de competir com todos, inclusive com as grandes. Lembrando ainda que o consumidor não separa a embalagem do seu conteúdo (embalagem feia é indício de produto ruim e vice versa).”

Mestriner lembra ainda que as empresas que trabalham na cadeia de embalagem não são apenas fornecedores de insumos, mas parceiros estratégicos do negócio e esta mentalidade deve prevalecer na relação desta cadeia complexa e multidisciplinar. “Hoje, a competição se dá ao nível de cadeia produtiva e, desta forma, ninguém tem sucesso sozinho; cada elo é um componente estratégico e importante para garantir um final satisfatório.”

E completa: “O bom design de embalagem tem impacto no desempenho do produto no PDV já que a embalagem faz o produto parecer o que ele pretende ser. A boa embalagem desencadeia um processo de fortalecimento da marca e das vendas e ajuda a empresa a mudar de atitude em relação ao próprio produto. E é justamente a qualidade da impressão que mostra a qualidade do design e sabemos que o estado da arte em impressão flexográfica tem um valor enorme nesta equação.”

Para o também professor e consultor de varejo in Daymon, Aparecido Borghi, é preciso entender a simbiose entre a embalagem e o varejo que é constantemente afetada pelos novos hábitos de consumo. Ele reforça a ideia de colocar o consumidor no centro de tudo, lembrando que, especialmente nestes anos de pandemia, a sistemática das compras e do comportamento de consumo mudou.

Algumas marcas têm adotado, inclusive, o modelo D2C (Direct to Consumer) que implica em acessar o consumidor diretamente. Bons exemplos são a lavanderia OMO, as lojas Swift e a Casa Bauducco. Neste cenário, o varejo contra-ataca criando marcas próprias que também precisam de um posicionamento claro.

“Mas infelizmente o que ainda se vê no Brasil é a criação de ‘produtos próprios’ e não de ‘marcas próprias’. Falta posicionamento, falta trabalhar a marca como marca!”

explica borghi.

E tudo isso é possível trabalhando a marca e a embalagem a partir da sinergia entre os elos da cadeia produtiva. Como? Conhecendo seu consumidor e sua cadeia e inserindo o fornecedor no processo de desenvolvimento do produto e da embalagem. São necessárias alianças estratégicas e cooperação entre os elos da cadeia produtiva e os convertedores de diferentes tipos de embalagem. Para Borghi, “a indústria de embalagem é uma indústria de inovação por excelência, mas uma inovação, por enquanto, forçada”.

Novas ferramentas digitais e muita experiência fazem a diferença

O evento da Clicheria Blumenau não poderia deixar de ouvir, além dos donos de marca e especialistas do setor, os convertedores de embalagem, como a Gualapack; a própria Clicheria Blumenau; a DuPont, como fornecedora das chapas flexográficas Cyrel®; e a LinkFlow Sistemas, desenvolvedor de soluções digitais para o melhor gerenciamento das várias etapas do processo.

Em suas apresentações todos mostraram um senso comum: a flexografia é um sistema de impressão altamente competitivo e eficiente, e que garante alta qualidade para os trabalhos. Diego Souza, consultor de Serviços Técnicos de DuPont™ Cyrel® Solutions, foi além e demonstrou que a flexografia também se mostra mais sustentável que a rotogravura.

Uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) conduzida pela DuPont, mostrou que no comparativo flexografia X rotogravura e processo térmico digital de gravação de chapas Cyrel® FAST X processo tradicional com solvente, a impressão flexográfica continua sendo mais vantajosa do ponto de vista ambiental.

A flexografia consome 46% menos energia não renovável que a rotogravura e reduz em cerca de 51% o potencial de aquecimento global. O estudo mostra ainda que o processamento térmico digital das chapas flexográficas é mais eficiente, tendo 38% menos impacto no aquecimento global e reduzindo em 56% o consumo de recursos.

E para tornar todo o processo produtivo ainda mais eficiente, ferramentas digitais que gerenciam as várias etapas e promovem a interface entre os elos da cadeia são uma opção oferecida pela LinkFlow Sistemas. “O sistema vai ao encontro de uma forte tendência de padronização da comunicação entre os donos de marca e os convertedores”, pontua Alexsandro Pires.

A Clicheria Blumenau, falou sobre o avanço tecnológico da flexografia que o e do  altíssimo nível de qualidade que é oferecido hoje, reforçando ainda que a capacidade de entrega deste sistema de impressão segue evoluindo a cada dia. “A Pré Impressão é peça chave na elaboração das artes que serão impressas pelo convertedor. Quanto mais integrados desde o briefing do projeto, melhores serão os resultados alcançados” comentou Rafael Rovigo, Gerente Comercial da Clicheria Blumenau.

“Para nós da DuPont, receber um evento como este, de tamanha qualidade de conteúdo em nossa nova sede, foi um marco que esperamos tenha sido de grande valia a todos que acompanharam” finaliza Adriana Bronzoni, Gerente de Contas de DuPont™ Cyrel® Solutions para o Sul do Brasil.

Leia mais em nosso blog:

Clicheria Blumenau expõe tecnologia em flexografia

Share this:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Articles (20)
  • Interviews (26)
  • Events (20)
  • Fusions and acquisitions (29)
  • History (1)
  • Infopack (48)
  • Releases (114)
  • Opinion (39)
  • Others (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack in magazine (2)
  • Training (5)
  • Vacancies (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Related

Hybrid Software releases Packz 6.0

Xaar sets vision for the future

Hybrid Software ready to show award-winning and revolutionary workflow products during the FTA Virtual Fall Conference 2020

Mark Andy Digital Press Division to Offer Its Users GMG Color Management Solutions Globally

NEWSLETTER

Do you want to receive news and exclusive content?

Sign up for the ProjetoPack newsletter to receive the main news in the graphics area and exclusive content directly to your email.

ProjetoPack is a reference in consulting and training for graphic industries, general printing, furniture graphics, edge ribbons, industrial printing and packaging, tag and label industries. It also works with national and international certifications and produces ProjetoPack Magazine, a specialized publication in the conversion and printing market.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

The best content on technology, design and management of flexible packaging, labels and print.
Subscribe now!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo