O perigo mora ao lado: Banimento de sacolas plásticas no Chile

Desde a semana passada, o Chile é o primeiro país da América Latina a banir completamente as sacolas plásticas descartáveis dos estabelecimentos comerciais.

PUBLICADO




O perigo mora ao lado…

Desde a semana passada, o Chile é o primeiro país da América Latina a banir completamente as sacolas plásticas descartáveis dos estabelecimentos comerciais. O processo, que começou em agosto de 2018, tem como principal justificativa evitar que as sacolas poluam bairros, rios e praias. Ou seja, novamente uma questão de educação do consumidor recai nas ‘costas’ da sacola plástica.

O fato é que este episódio acende novamente uma luz de alerta para a situação das sacolas no Brasil. Se não nos cuidarmos, poderemos seguir pelo mesmo caminho. Mais uma vez precisamos entender que os fabricantes de sacolas precisam se conscientizar que o futuro deste seu negócio está em suas mãos.

Por mais a ABIEF e a ABIPLAST procurem ajudar e lutar pela manutenção desta indústria, perde-se muita força se não há o engajamento de todos. E com isso, o futuro poderá ficar ainda mais nebuloso.

Não podemos esperar que ‘uma luz milagrosa’ resolva esta questão. Devemos estar atentos ao efeito dominó: se no Chile as sacolas foram banidas, será que o mesmo não poderá acontecer no Brasil?  Já passou da hora de termos um engajamento verdadeiro. Não podemos mais esperar que decidam os rumos de nossa indústria. Precisamos investir agora em soluções que garantam a sobrevivência dos transformadores de sacolas.

Se nós, transformadores de sacolas, não agirmos e investirmos em ações que mudem este comportamento, ninguém o fará por nós.

Pense nisso e junte-se à ABIEF na defesa das sacolas plásticas brasileiras!  

Rogério Mani
Presidente Biênio 2019-2021
Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Assine o Infopack no LinkedIn

Posts Relacionados

Categorias

Arquivo