Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Agenda
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Agenda
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Opinião > Solução 4 de 6 para um ano de crise

Solução 4 de 6 para um ano de crise

A inovação como a única garantia na dominância temporária de um setor ou nicho de mercado
inovação
  • 03/09/2022
  • | 18:38

Seguimos, enfim, com a nossa pauta especial em que capitaneamos a ideia de trazer soluções para diminuir os impactos de um ano perdido no setor gráfico e convertedor nacional. Sumarizando brevemente, falamos sobre a importância do enfoque na produtividade, enveredamos para o fortalecimento do setor de suprimentos e, mais recentemente, tecemos nossas considerações acerca da qualidade na tomada de decisão no chão da fábrica.

Neste quarto capítulo, abordaremos o tema da inovação como a única garantia na dominância temporária de um setor ou nicho de mercado.

A anatomia da inovação no setor gráfico e convertedor

Pare e pense um pouco antes de responder (e seja sincero): – qual é efetivamente o esforço empreendido pelas gráficas e convertedoras brasileiras no sentido de inovar em seus produtos, serviços ou mesmo na forma de comercializá-los?

Salvo raras exceções – em sua maioria, oriundas das poucas megacorporações globais – o esforço é pouco ou quase nada.

A inovação basicamente reside na enfadonha espera por alguma novidade por parte dos fornecedores de matérias-primas ou da “solicitação de amostra” dos clientes (em geral, redimensionamento de painéis, redução de gramatura e espessura ou tentativas de mudança estrutural por filmes já conhecidos, objetivando algum ganho de maquinabilidade ou custo).

Cá entre nós, a energia que permeia a nossa cadeia, em termos de inovação, é tão irrisória que a maioria das bobinas de amostra sequer será testada. Aquela bobina com passo de fotocélula terminará seus dias com uma espessa camada de pó, esquecida em alguma prateleira ou pallet no armazém do cliente.

Existem muitos profissionais especialistas no tema: alguns deles inclusive coroam as páginas da nossa revista periodicamente com seus valiosos insights, como a Leila Malta e Andrê Gazineu. Eu não sou um deles.

Todavia, em todos estes anos de consultoria adquiri a percepção cristalina de quão estratégica é a cultura da inovação num mercado que vende seus produtos por quilo (tal qual um saco de batatas) ou em milheiro (tal qual um fardo de rolos de papel higiênico).

Num mundo de abundância de oferta, a maioria das decisões se baseia no menor preço, “a menos que” exista um diferencial. Esta palavra-chave é sinônimo de inovação, no contexto dos negócios.

Basicamente, a inovação caminha no sentido do produto ou serviço, do processo em si e do modelo de negócios. Se refletirmos um pouco sobre o nosso segmento gráfico e convertedor, tudo se resume hoje em inovações incrementais de produto – impressos mais bonitos, com acabamentos mais sofisticados, com filmes mais finos, com teor de material reciclado pós industrial ou pós consumo, com matérias-primas oriundas de fontes renováveis etc; em termos de inovação em serviço, as gráficas basicamente continuam vendendo da mesma forma que Gutenberg vendia suas indulgências nos arredores de Mogúncia em meados de 1400 (claro, há algumas iniciativas parcas de vender pela internet, com algum grau de personalização por parte do consumidor, mas face ao tamanho da indústria, é “peanuts”).

Quando colocamos o holofote sobre a “inovação no modelo de negócios”, a coisa piora. Quase não há nada fora do lugar-comum. O modelo de franquias e micro franquias é talvez a maior disrupção que tenhamos visto de forma consolidada na indústria gráfica.

Isso tudo não nos parece uma notícia triste, mas uma injeção de ânimo acerca do tamanho da oportunidade de se pensar, com o perdão do trocadilho, fora da caixa.

A próxima curva S

Sabemos hoje que produtos e processos possuem uma espécie de ciclo de vida, tal e qual os seus criadores. Em algum momento da sua existência, eles atingem um angustiante platô. Na prática, esse platô de marasmo significa que alguém mais inovador que você ou a sua empresa finalmente o superou e trouxe uma melhor oferta de valor. Oferta essa que pode, inclusive, ter rompido o trade-off de inovação e custo (o pior cenário para você, diga-se de passagem), em que além de agregar maior valor ao consumidor, o faz reduzindo o custo simultaneamente.

gartner hype cycle

Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies, 2022

A consultoria global com foco em inovação Gartner sumariza anualmente as próximas “grandes ondas” de tecnologia que precisam estar no radar, classificando-as por grau de maturidade no chamado “Gartner Hype Cycle for Emerging Technologies”.

Neste ano, a Gartner mapeou 12 tendências consideradas estratégicas e que devem ser, de alguma forma, matéria-prima para a inovação em praticamente todos os negócios existentes (especialmente no que se refere à sua digitalização).

Assim como há uma “Curva Gardner” na área de tecnologias pró-digitalização, há também as macro e micro tendências que afetarão o nosso setor gráfico e convertedor, a “Curva S de Printing, Labels & Packaging”, por assim dizer.

Costuma ser relativamente mais difícil capturar antecipadamente tendências de consumo, uma vez que o ato de consumir é algo mais fugaz do que o caminho inexorável em direção ao avanço tecnológico de uma curva Gardner. De qualquer forma, é difícil, mas não impossível.

Sem esta sensibilidade – olhos e ouvidos atentos – inovar só existe na esfera da reação. Alguém demanda, você vai atrás para solucionar aquele problema.

Ao nosso ver, aqui chegamos a mais um ponto crítico do processo de inovação: pouca gente está prestando atenção. Clientes que reclamam ou devolvem algo são imediatamente taxados de “chatos e inconvenientes”; mas é precisamente nos inconformados que estão inputs valiosos para a inovação. Afinal, será que não há mais pessoas e empresas inconformadas esperando por um produto ou serviço melhor ou entregue de uma forma mais conveniente?

Pesquisas de satisfação e opinião, investigação do sentimento do cliente do seu cliente nas redes sociais (reviews, reclamações etc.), entrevistas com integrantes nos mais diversos pontos da cadeia de valor e tantas outras técnicas visam colher estes dados cruciais ao processo de ideação ou recriação.

O processo de inovação tem técnica, método. Se você é um leitor assíduo da nossa publicação, deve ter visto já quantas páginas foram escritas sobre o tema. Um dos maiores benefícios de se conhecer e aplicar estas metodologias é diminuir ao máximo os vieses cognitivos que nós todos temos e que certamente podem funcionar como cabrestos na hora de conceber ideias originais.

Não menos importante – aliás, seguramente o mais importante de tudo o que falamos até aqui – é que o motor da inovação é a criatividade.

Uma empresa que se fecha para o mundo, que não oxigena as ideias com fornecedores, clientes, colaboradores (colaboradores de faixas etárias distintas, nascidos e criados em meio a diferentes culturas, de gêneros e credos também distintos etc.), clientes dos clientes, concorrentes diretos e indiretos dificilmente conseguirá fazer as “conexões improváveis” que resultam nas ideias geniais.

E, como sempre, acabamos caindo no tema da cultura empresarial. Um ambiente em que as pessoas têm medo de se expor, arriscar-se e dar novas ideias antagoniza com a inovação. Infelizmente, este tipo de ambiente tóxico é bastante comum na indústria gráfica e convertedora, mais interessada em culpabilizar alguém por um erro do que congratular um acerto ou premiar um “acerto surpreendente”.

Para encerrar, é preciso dizer que no que tange à indústria gráfica e convertedora – todos nós somos também consumidores. Lemos livros, revistas ou jornais, compramos produtos embalados e rotulados, recebemos correspondências e assim por diante.

Isso significa que temos o privilégio de pensar nos produtos impressos que fornecemos criticamente como consumidores, todos os dias. Que boa maneira de inovarmos, não é mesmo?

Leia mais em nosso blog:

Solução 3 de 6 para um ano de crise

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

abief e maxiquim dados

Indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis cresce 7,1% no terceiro trimestre de 2023

livro didatico

ABIGRAF adere a Manifesto contra decisão de se abolir o material didático impresso em São Paulo

pet selável terphane

Embalagem monomaterial de PET se consolida como tendência ao mercado FLV

heurística

Solução 3 de 6 para um ano de crise

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link
O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo