Pular para o conteúdo
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
  • About Us
  • Industries
  • Services
    • Certifications
    • Consultancy
    • Diagnostics
    • Training
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Articles
    • Restricted content
    • Interviews
    • Events
    • Fusions and acquisitions
    • History
    • Infopack
    • Releases
    • Opinion
    • Others
    • PackLessons
    • ProjetoPack in magazine
    • Training
    • Vacancies
  • Magazine
    • About Project Pack Magazine
    • Subscribe to Projeto Pack Magazine
    • Advertise on ProjetoPack
    • Access ProjetoPack Magazine
  • Contact
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Home page > Insights > Infopack > “A Covid-19 está nos fazendo repensar nosso problema do plástico”​

“A Covid-19 está nos fazendo repensar nosso problema do plástico”​

A demanda global por Equipamentos de Proteção Individual causou um aumento repentino na demanda por plásticos de uso único. A medida que os lockdowns acabarem, nós teremos a nossa confiança nos plásticos enfim reestabelecida.Tanto as empresas quanto os governos têm agora uma preocupação mais urgente e complexa: a responsabilidade em migrar para uma economia circular.
  • 03/06/2020
  • | 16:27

Foi com esta frase que Dmitry Konov, Chairman do Conselho da Sibur, a maior petroquímica da Rússia, abriu o artigo publicado esta semana no site do Fórum Econômico Mundial. Trazemos aos leitores do Infopack o texto traduzido, na íntegra:

  • A demanda global por Equipamentos de Proteção Individual causou um aumento repentino na demanda por plásticos de uso único;
  • A medida que os lockdowns acabarem, nós teremos a nossa confiança nos plásticos enfim reestabelecida;
  • Tanto as empresas quanto os governos têm agora uma preocupação mais urgente e complexa: a responsabilidade em migrar para uma economia circular.

Este ano pretendia marcar uma mudança definitiva em relação ao plástico. Há dois anos, a ONU declarou a poluição plástica como uma crise global. O anúncio ocorreu mais de 30 anos desde a descoberta do Great Pacific Garbage Patch, o vórtice de microplásticos com duas vezes o tamanho do Texas, no meio do caminho entre a Califórnia e o Havaí.

Países e cidades introduziram novas proibições, enquanto cientistas e ativistas defendiam mudanças ambientais positivas. As empresas também apostam no fim da era do plástico, preparando-se para uma transição acelerada para uma economia circular e ajustando suas estratégias corporativas. O surto de coronavírus, no entanto, mudou sensivelmente este cálculo.

Um número vertiginoso de casos de COVID-19 e uma tremenda pressão nos sistemas de saúde enfatizaram que o plástico ainda é a solução mais confiável e acessível para proteção pessoal.

A menos que os avanços tecnológicos introduzam melhores alternativas, precisaremos de uma abordagem sistêmica de empresas e governos, em escala global, para abordar a questão do plástico e proteger nosso meio ambiente.

Hoje, itens de plástico estão passando por um ressurgimento repentino. O material acabou revelando-se uma alternativa sanitária e uma proteção importante contra a transmissão desse patógeno altamente contagioso. Com efeito, as proibições já implementadas foram suspensas em muitos locais, enquanto o uso de plásticos na área da saúde e serviços relacionados tem atingido novos patamares.

Embora esse novo paradigma tenha ressaltado o valor público do plástico, ele também destacou nossas vulnerabilidades à poluição. À medida que os países começam a suspender as medidas de quarentena, podemos descobrir que nossa dependência do plástico realmente aumentou – e que nosso ambiente está em maior perigo do que antes da pandemia.

As incertezas e riscos econômicos de uma segunda onda do COVID-19 podem impor limitações significativas aos serviços de coleta de resíduos.

Com a pandemia contribuindo para o aumento do uso de plástico na área da saúde e grandes volumes de resíduos impróprios para reciclagem devido a riscos biológicos em potencial, os resíduos médicos de plástico podem crescer em uma escala sem precedentes. Uma situação semelhante pode surgir na indústria de alimentos e outros serviços que haviam decidido limitar temporariamente os reutilizáveis. O setor de gerenciamento e reciclagem de resíduos interrompido também levaria algum tempo para se recuperar e não seria capaz de lidar efetivamente com grandes volumes de plástico pós-pandemia.

Acredito que agora é a hora de revisitar os debates anteriores sobre o plástico. Mesmo que baníssemos o plástico, levaria 20 anos para uma sacola plástica se decompor e 450 anos para uma garrafa de plástico. Qualquer medida também varia muito em todo o mundo, devido a diferenças políticas e econômicas. Proibir o plástico em alguns países não levaria outros a seguir o mesmo, automaticamente. Poderíamos acabar com mais divisões em todo o mundo, enquanto o ambiente continuaria suportando este peso.

Precisamos de práticas e políticas de reciclagem mais complexas contra a poluição plástica, que levem em conta extensas redes de vínculos e interdependências transnacionais.

Em épocas em que os riscos de uma pandemia global se tornaram a nova realidade, as políticas ambientais não podem ser confinadas a um punhado de países, mas devem emergir como um plano de ação universal.

Acredito que é nossa missão coletiva incentivar o desenvolvimento da economia circular, que visa eliminar o desperdício através da reutilização contínua de recursos. As empresas devem investir mais em sustentabilidade, garantindo ao mesmo tempo que cumpram suas políticas de responsabilidade social corporativa e ambientais, sociais e de governança (ESGE). As empresas também devem tomar medidas mais proativas e endossar o consumo responsável, além de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento que ajudarão a criar novas soluções sustentáveis e de longo prazo.

Quanto tempo os plásticos descartáveis levam para quebrar no oceano?

Imagem: Statista

Precisamos implementar a infraestrutura, além de maiores incentivos regulatórios para que pessoas e empresas reciclem e reutilizem em todo o mundo. Estudos indicam que menos de 10% de todos os plásticos foram realmente reciclados. O maior volume de plástico encontrado nos oceanos – cerca de 49% – provém de plásticos descartáveis, e esse é o problema pelo qual indivíduos e empresas devem assumir a responsabilidade coletiva.

Seas and Plastics from Aislan Baer

Empresas e governos em todo o mundo devem alocar mais fundos para educar as pessoas sobre como a economia circular funciona e por que elas devem reutilizar e reciclar. Devemos incentivar os consumidores a se considerarem responsáveis pelo descarte adequado de qualquer produto que comprarem e por reinseri-lo novamente no ciclo econômico. Muitas sociedades também precisam reconsiderar a cultura descartável e se tornar mais conscientes das ameaças ambientais associadas.

Por fim, devemos incentivar a produção de polímeros com qualidades recicláveis aprimoradas que facilitem a reinserção de plásticos usados em nossa economia. Há cerca de três anos, os polímeros eram considerados os principais contribuintes para a poluição por plásticos marinhos. Mais tarde, eles começaram a ser avaliados como produtos com uma pegada de carbono significativamente reduzida em comparação com outros materiais. Durante a pandemia, os polímeros começaram a ser percebidos como um material valioso para a produção de embalagens plásticas descartáveis e equipamentos médicos de proteção individual. Essas mudanças enfatizam a capacidade das empresas de assumir um papel proativo na redução da poluição, além de destacar os benefícios críticos que as indústrias podem oferecer para conforto e segurança social.

A melhor maneira de começar é reconhecer que não há solução fácil para o problema. O desenvolvimento de medidas efetivas contra a poluição por plásticos é um processo complexo e de longo prazo que exigirá uma abordagem em nível de sistema de empresas e governos em escala global. A sustentabilidade somente será alcançada priorizando nossas ações e políticas em conjunto para o maior bem ambiental e econômico de longo prazo.

—

ProjetoPack em Revista e a Sustentabilidade

Aproveite o embalo deste artigo e assista nosso vídeo institucional sobre sustentabilidade na ProjetoPack em Revista e já se inscreva no nosso canal do YouTube:

Aislan BAER. Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin America

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Articles (20)
  • Interviews (26)
  • Events (20)
  • Fusions and acquisitions (29)
  • History (1)
  • Infopack (48)
  • Releases (114)
  • Opinion (39)
  • Others (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack in magazine (2)
  • Training (5)
  • Vacancies (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Related

Hybrid Software releases Packz 6.0

Xaar sets vision for the future

Hybrid Software ready to show award-winning and revolutionary workflow products during the FTA Virtual Fall Conference 2020

Mark Andy Digital Press Division to Offer Its Users GMG Color Management Solutions Globally

NEWSLETTER

Do you want to receive news and exclusive content?

Sign up for the ProjetoPack newsletter to receive the main news in the graphics area and exclusive content directly to your email.

ProjetoPack is a reference in consulting and training for graphic industries, general printing, furniture graphics, edge ribbons, industrial printing and packaging, tag and label industries. It also works with national and international certifications and produces ProjetoPack Magazine, a specialized publication in the conversion and printing market.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

The best content on technology, design and management of flexible packaging, labels and print.
Subscribe now!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Privacy Policy
  • My account
  • Contact
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo