Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Artigos > Solução 6 de 6 para um ano de crise

Solução 6 de 6 para um ano de crise

sustentabilidade
  • 16/12/2022
  • | 11:29

Chegamos enfim ao último artigo que aborda seis possíveis soluções para este ano difícil, que também brevemente se encerrará.

Nenhuma destas soluções é uma panaceia universal, mas têm grande potencial de mudar o estado das coisas, desde que aplicadas com seriedade e afinco: o foco no aumento da produtividade no chão de fábrica, o aperfeiçoamento técnico do setor de compras, a melhora em qualidade e agilidade na tomada de decisão e a inovação como epicentro do negócio. Findaremos, portanto, com a sustentabilidade como um diferencial estratégico, e trataremos disso adiante.

Há algumas semanas, o Egito sediou a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 27 – a “COP27”. Lideranças de todo o mundo usaram aproximadamente 400 jatinhos particulares para ir ao evento que discute boas práticas (e regulamentação) ambientais. A conferência também causou controvérsia ao ser patrocinada pela Coca-Cola, considerada a maior poluidora de plástico do mundo.

Ainda este ano, a Tesla foi removida pela agência S&P (Standard & Poors) de seu índice ESG (Environmental, Social and Governance) em virtude de uma suposta “falta de estratégia de redução do Carbono”. A Tesla é atualmente o maior fabricante e desenvolvedor de carros elétricos do mundo e tecnologias para acumulação de energia, um verdadeiro catalisador no âmbito do emprego de energia limpa em diversos setores da indústria. A ExxonMobil, do setor de petróleo e gás, no entanto, configura como centésimo nome das “Top empresas ESG” da S&P.

Também este ano a BlackRock, maior gestora de ativos do mundo (no primeiro trimestre deste ano, a empresa administrou USD 9,57 trilhões em ativos) optou por liquidar um fundo multi estratégia ESG (BSF Style Advantage Screened Fund), em virtude da falta de interesse por parte dos investidores e uma performance pífia (o fundo era composto apenas por empresas que compactuam com os objetivos sustentáveis da Agenda 2030 das Nações Unidas).

O prejuízo total anualizado em dólares foi de -17,5%, enquanto fundos de porte e composição equivalente fora das diretrizes ESG registraram ganhos na ordem de 7,5% no mesmo período de análise. Após o encerramento do fundo, os recursos foram realocados em fundos ditos “convencionais”.

Em resumo e como tudo na vida, por trás de um tema nobre há sempre hipocrisia e oportunismo. A mercantilização da ecologia dá margem às práticas de greenwashing – termo que, de acordo com a Wikipedia, define-se por “injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing e relações públicas, com o objetivo de criar uma imagem positiva diante da opinião pública, acerca do grau de responsabilidade ambiental destas organizações ou pessoas”.

Posto isso, gostaria de dizer que a sustentabilidade deve sim – não obstante as apropriações indébitas do verde – ser um diferencial estratégico às organizações. Especialmente em setores como o nosso, de embalagens, rótulos e impressão em geral, sabidamente poluidores.

O nosso ponto de vista é que quando focamos na cultura e nos hábitos que podem se originar de um pensamento ambientalmente responsável constituir-se-ão nos maiores e mais perenes ganhos às empresas que os adotarem.

Explico com uma analogia da indústria. Quando comecei na consultoria, há aproximadamente 20 anos, era bastante cético sobre a metodologia / filosofia japonesa 5S (a aplicação dos cinco princípios ou práticas para limpeza, organização, separação, padronização e melhoria contínua). Honestamente, pensava que era algo para que consultores mal-intencionados ganhassem dinheiro de forma fácil e rápida, totalmente desnecessário. Ledo engano (embora sim, como disse há oportunistas em tudo).

O grande e real legado de uma implantação de 5S em uma organização é a disciplina. Quem não é capaz de arrumar a própria cama, não é capaz de salvar o mundo. E quem não é capaz de manter a sua área de trabalho minimamente organizada, não terá a disciplina basilar para pôr em prática outras ferramentas mais sofisticadas da Produção Enxuta.

O mesmo, ao nosso ver, se dará com a adoção dos conceitos chave da sustentabilidade. Dentre eles, o mais elementar de todos – o de que recursos são escassos e devem ser preservados. Uma cultura organizacional que prioriza o uso racional dos recursos – desde a matéria-prima, energia e utilidades necessárias ao funcionamento das operações, quanto da “energia humana” despendida para gerenciar processos e rotinas – é a base para combater o desperdício e preservar as margens imprescindíveis à perpetuidade do negócio.

Imbuídos desta cultura do uso racional dos recursos, as empresas passam a ser mais questionadoras de si próprias sobre o “fazer muito bem o que não precisaria ser feito”, abrindo espaço para as atividades que criam valor real aos clientes e à marca. A abundância de recursos conduz invariavelmente ao afrouxamento da gestão.

Outro ganho provável ao se colocar a sustentabilidade na estratégia é o entendimento de que soluções efetivas aos problemas – sejam eles milenares e complexos como o do descarte e reuso do lixo ou “triviais” como atingir as metas de uma organização – requerem obrigatoriamente uma visão multi disciplinar. A economia verde mostra isso todos os dias e a própria sigla ESG nos diz que um mesmo problema do mau uso de recursos têm implicações sociais, ambientais e governamentais (responsabilidade e prestação de contas).

Por fim e não menos importante no corolário da sustentabilidade está o papel da educação. Nenhum problema na história humana pode se resolver em definitivo com imposições legais ou, no sentido oposto, com incentivos econômicos. É preciso entender o cerne do problema, o motivo de se estar tratando a situação como um problema e discutir as proposituras de uma forma técnica e crítica (isto é, combatendo vieses). Em suma, é preciso educar.

A lição que se pode aprender, deglutir e transformar em cultura organizacional de que tudo começa e termina na educação têm potencial para ser o maior legado na gestão de quaisquer organizações – públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos.

Mudanças comportamentais de qualquer natureza, principalmente da magnitude como a que o mundo almeja conseguir para que não haja consumo desenfreado, que governos e empresários ponderem e balanceiem interesses pessoais e interesse coletivo, que pessoas comuns como eu e você vivam suas vidas pensando em gerações que ainda sequer nasceram (mesmo em meio às contas a pagar de hoje) só poderão ocorrer concomitante a uma ação educacional sistêmica, abrangente e eficaz.

Ser sustentável não se trata de ler e obedecer a um adesivo colado na parede com a frase “Ao sair, apague a luz’. Se trata de assimilar o porquê de se combater com afinco o desperdício, num mundo de escassez, iniquidades e constantemente à beira do colapso.

Leia mais em nosso blog:

Solução 1 de 6 para um ano de crise

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

Etiqueta desenvolvida pela PAA Label para dar maior praticidade, destaque e segurança ao seu produto.

pragmatismo

Solução 5 de 6 para um ano de crise

estudo maxiquim

Produção de embalagens flexíveis cai no primeiro semestre de 2022 no Brasil

marcos palhares EM

Editorial da ProjetoPack em Revista, por Marcos Palhares

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo