Sistema de controle de registro BOBST agrega mais capacidade de rotogravura para a Embalagens Flexíveis Diadema

rotogravura com registron

A Embalagens Flexíveis Diadema, fabricante brasileira de embalagens flexíveis, atualizou uma antiga impressora rotogravura Cerutti com a avançada tecnologia REGISTRON® da BOBST para aumentar a capacidade, garantir a mais alta qualidade e reduzir o desperdício. Capitalizando a longevidade do equipamento, o projeto tem sido um sucesso tão grande que Diadema está estudando novas atualizações semelhantes em outras máquinas Cerutti.   

A Embalagens Flexíveis Diadema, localizada na Grande São Paulo, investiu em um sistema integrado de controle de registros REGISTRON® S 6100 D em uma impressora rotogravura Cerutti R960/2 de 2005. Atendendo a toda América Latina e os EUA, a empresa é uma das líderes no Brasil, produzindo embalagens flexíveis laminadas para clientes principalmente dos setores de alimentos, bebidas, cosméticos, cuidados pessoais, higiene, limpeza e farmacêuticos.

registron bobst

A Diadema oferece diversos tipos de estruturas técnicas, como tri laminados com alumínio para produtos alimentícios que exigem alta barreira, além de estruturas exclusivas sob demanda. Além de sua experiência em laminação, seu processo totalmente integrado oferece excelente qualidade de impressão em até 10 cores com um parque gráfico robusto de rotogravura Cerutti.

A empresa, que possui uma participação importante no mercado de embalagens para clientes da indústria alimentícia com continuado crescimento neste seguimento, também agregou em seu portfólio de produtos, em 2017, as embalagens para o segmento farmacêutico, e vem crescendo significativamente a participação neste mercado ano após ano.

Alexandre Alonso ingressou na Diadema em 2019 como Diretor de Operações, trazendo mais de duas décadas de experiência na produção de embalagens. Ele foi imediatamente encarregado de avaliar várias estratégias para ganhos de produtividade, bem como analisar as implicações de custo e as possibilidades de atender à forte demanda por soluções sustentáveis.

“Está no nosso DNA lidar com embalagens mais complexas e muito técnicas com alta competitividade, por isso precisamos que nossos equipamentos tenham o melhor desempenho, com baixo desperdício. Após uma análise detalhada de nossos requisitos, foi tomada a decisão de começar a atualizar o parque gráfico existente. Como primeiro passo, implementamos o sistema BOBST REGISTRON® em nossa antiga impressora Cerutti R960/2, que estava perto de se tornar obsoleta porque algumas das peças de reposição originais não estavam mais disponíveis”

explicou Alonso.

O sistema integrado de controle de registro BOBST REGISTRON-S® 6100 D com tecnologia automatizada EasyStart deu nova vida à impressora Cerutti, melhorando a precisão de impressão, proporcionando consistência em tiragens muito longas e reduzindo perdas. É a primeira máquina com eixos de acionamento eletrônico no mundo a incorporar este sistema específico da REGISTRON®.

A instalação do novo sistema foi mais rápida do que o esperado, segundo Alonso, e a Diadema voltou à produção plena em apenas oito dias. “Havia algumas preocupações sobre quando a impressora voltaria à produção, então ficamos agradavelmente surpresos ao saber que ela estava pronta antes do que o planejado e imprimindo a velocidades ainda melhores. Também observamos uma melhora significativa no registro, então, claramente, tomamos a melhor decisão”, disse. “Nosso principal objetivo era eliminar a obsolescência da máquina, e isso foi plenamente cumprido. Além disso, os operadores estão muito animados com os novos recursos de automação, que facilitam muito a operação.”

Uma economia notável foi no material durante a configuração como resultado da tecnologia EasyStart, que elimina erros causados por programação incorreta do operador. A redução de resíduos do fluxo de produção é uma das prioridades da Diadema, por isso, o fato de a quantidade de material de filme utilizada durante o set-up ter sido reduzida de 50 kg para menos de 10 kg por trabalho, foi um bônus.

Com quatro a cinco trabalhos passando pela impressora diariamente, a redução de filme plástico no acerto de registro foi muito significativa, apresentando o duplo benefício de custos mais baixos e maior sustentabilidade.

Com essa nova capacidade e maior sustentabilidade, mais investimentos com a BOBST estão em vista para que Diadema possa se manter à frente da concorrência e atender seus clientes com ainda mais agilidade e qualidade. Mais funcionalidades, como a tecnologia AutoTrack e a Configuração Automática Total de Pré-registro (TAPS), terão o potencial de elevar ainda mais a produtividade quando atualizar. 

“Diadema tem uma longa relação com a BOBST, que começou com a Cerutti décadas atrás, e tem sido muito vantajosa para ambas as empresas. Desde a aquisição da Cerutti, a BOBST continuou a equipar a Diadema com as últimas inovações, fornecendo um serviço de classe mundial. Agora é hora de começar a avaliar as novas rodadas de investimentos para garantir a capacidade de atender a demanda crescente”, conclui Alonso.

Leia mais em nosso blog:

Sem muito alarde, Bobst adquire os ativos da Cerutti

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Arquivo

Assine o Infopack no LinkedIn