Heidelberg vende Gallus por EUR 120 milhões.

A Covid-19 tem acelerado movimentos estratégicos de diversas empresas. Uma delas, a gigante alemã Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg), negociou a venda da Gallus Group para a Benpac Holding AG (empresa suíça atuante no setor de embalagens), rumando para o foco principal de seu negócio, de impressão plana.

PUBLICADO

A Covid-19 tem acelerado movimentos estratégicos de diversas empresas. Uma delas, a gigante alemã Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg), negociou a venda da Gallus Group para a Benpac Holding AG (empresa suíça atuante no setor de embalagens), rumando para o foco principal de seu negócio, de impressão plana.

Além do mais, a transação aporta a bagatela de 120 milhões de Euros, o que traz uma certa “tranquilidade” na estabilidade da companhia, em longo prazo.

As duas planejam cooperar proximamente, no negócio da Gallus Labelfire, a impressora digital para rótulos da Gallus. E a Heidelberg continuará a fornecer a unidade de impressão digital (DPU) e os consumíveis para o equipamento.

O CEO da empresa, Rainer Hundsdörfer, corrobora dizendo que embora a companhia vá manter o foco na impressão plana, mediante a colaboração com a Benpac, vai continuar retendo o know-how de impressão digital até mesmo para “digitalizar as impressoras convencionais”.

A aquisição da Gallus implica em 5 fábricas e um total de 430 colaboradores na Alemanha e Suíça. Assim que as autoridades competentes aprovarem a transação e caso não haja condicionantes, espera-se que o negócio tenha efeito ainda antes do fim de 2020.

“A venda trará um grande impulso de liquidez ao patrimônio e caixa da empresa e será de grande ajuda, especialmente durante a pandemia”, pontua o CFO Marcus A. Wassenberg. Mesmo após a venda, a Heidelberg continuará comercialmente à frente do portfólio Gallus, em estreita parceria com a Benpac.

A Benpac Holding AG é um conglomerado líder em soluções para embalagens que emprega 3.150 profissionais nos mercados norte-americano e asiático.

O processo de venda acende uma luz sobre um tema importante: a Heidelberg vende o seu braço num setor de expansão estratégico como o de rótulos e etiquetas, para focar-se basicamente na impressão offset plana.

Estando o mercado de impressão editorial em situação declinante, estaria a fabricante apostando num “boom” das embalagens de cartão, como resposta ambiental de donos de marcas no médio e longo prazo? É bom estarmos atentos.

Publicado por:

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin America.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Assine o Infopack no LinkedIn

Posts Relacionados

Categorias

Arquivo