DuPont inova a impressão de embalagens de papelão ondulado com Prisma

Prisma Clichês é a primeira a testar nova chapa para corrugado

PUBLICADO

Atender a clientes de peso, especialmente dos segmentos de eletroeletrônicos, é o desafio diário da Prisma. Composição de Clichês. Por sua localização estratégica em Manaus, a empresa tornou-se especialista em pré-impressão de caixas de papelão ondulado, utilizando 100% de tecnologia DuPont, para atender, entre outros, a clientes como a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.

“A busca constante por novas tecnologias é o que nos move diariamente. Buscamos o que há de mais atual e eficiente para aplicar em nossos serviços e manter nossa posição de destaque no mercado de pré-impressão de embalagens de papelão ondulado”,

pontua John Weskem Coimbra do Nascimento, proprietário da Prisma.
Da esquerda para a direita, John Weskem, Prisma e Vinicius Pinho, DuPont

Assim, foi natural para a Prisma adotar a mais recente tecnologia DuPont de chapas flexográficas analógicas para corrugados, a DuPont™ Cyrel® ALC.

Baixe grátis agora mesmo, como cortesia, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

Baixe gratis agora mesmo, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

O grande diferencial é a formulação desta chapa macia a partir de um polímero especialmente desenvolvido para o mercado de corrugados e que garante um desempenho superior com tintas à base de água em chapas de corrugados recicladas e mais finas (liner).

O processo de adoção da nova chapa foi extremamente simples, como conta John. “Após recebermos as chapas, fizemos os ajustes necessários nos equipamentos, conforme orientação e suporte técnico da DuPont e, na sequência, já estávamos fazendo a primeira gravação ‘teste’ de uma caixa para a TV 32” da Samsung, atendendo à solicitação de nosso cliente Klabin.”

Primeiro trabalho impresso com a nova chapa foi para a Samsung

De cara, a equipe de gravação da Prisma percebeu as vantagens da nova chapa DuPont™ Cyrel® ALC, entre elas, o tempo menor de secagem em função da maciez da chapa. Os operadores também destacaram a melhor visibilidade do clichê após a gravação e uma melhor apresentação do serviço, com um acabamento similar ao clichê digital. “Outro ponto que agrega valor ao serviço é a marca d´água com o nome DuPont, que passa credibilidade para o cliente”, destaca John. A chapa DuPont™ Cyrel® ALC também apresentou resultado bem satisfatório no clichê ‘chapado’.

O desempenho foi tão positivo que a Prisma já está usando as novas chapas DuPont™ Cyrel® ALC para as caixas das TVs Samsung, LG e Philco. E os retornos dos clientes já são bastante positivos, como comenta John a respeito de um elogio recebido do setor de Engenharia da Samsung da Amazônia pela embalagem de corrugado convertida pela Klabin. 

Pegada ambiental

Outro atributo das novas chapas DuPont™ Cyrel® ALC, extremamente importante nos dias atuais, é o excelente desempenho em chapas recicladas de corrugado e/ou mais finas.

Este desafio é superado pois a ALC mantém uma alta densidade de tinta nas áreas de sólidos (SID), nestes substratos, ao mesmo tempo em que minimiza as ondas e não compromete a resistência ou integridade da chapa de PO (papelão ondulado).

A contribuição da chapa Cyrel® ALC, no que tange à sustentabilidade do processo de pré-impressão, também pode ser vista pelo fato de a tecnologia possibilitar o uso de um anilox de menor volume, que se traduz em uma menor quantidade de tinta necessária para entregar a excelente cobertura que se espera.

Isso acontece justamente por ela melhorar, consideravelmente, a cobertura da tinta sólida, especialmente em chapas de PO recicladas. A melhor transferência da tinta com menos pressão de impressão, significa maior durabilidade das chapas. 

Vale ressaltar que imprimir de forma uniforme, sem excesso de impressão, sempre foi um desafio, já que o corrugado não é uniforme e as chapas flexográficas precisavam ser mais grossas.

Contudo, o polímero usado nas novas chapas DuPont™ Cyrel® ALC foi especialmente formulado para transferir a maior quantidade possível de tinta com a menor pressão, garantindo sólidos perfeitos.

“Ou seja, a DuPont solucionou uma importante equação: garantir a transferência perfeita da tinta da chapa flexográfica para o substrato, com uma perfeita cobertura de sólidos, sem enfraquecer a chapa de corrugado pela impressão”, celebra Vinícius Pinho, Gerente de Contas da DuPont.

Os desafios continuam

Sem dúvida a nova chapa DuPont™ Cyrel® ALC garantiu um avanço significativo na operação da Prisma Clichês. Mas os desafios não param por aí. “Buscamos, cada vez mais, o crescimento contínuo da empresa sempre tendo como ponto de partida a inovação. Por isso, produtos como a chapa ALC são extremamente bem-vindos, assim como todas as demais tecnologias que a DuPont desenvolva e que garantam a melhoria contínua da pré-impressão e o aumento de qualidade de nossos serviços”, finaliza John. 

Fundada em 2008, hoje a Prisma Composição de Clichês atua em diversos mercados, a partir de vários convertedores de embalagens. A empresa atende a clientes que produzem embalagens em banda larga e banda estreita com foco nos segmentos de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, duas rodas, alimentos e perecíveis, delivery de fast food, etiquetas e abrasivos, etc. 

A empresa mantém firme a missão de oferecer excelência em pré-impressão e seu compromisso com a agilidade e pontualidade na prestação de serviços. Isto lhe garante ser uma referência no mercado de pré-impressão na Região Norte do país e ter credibilidade perante os clientes ao longo dos anos.

A Prisma está instalada em uma área de 500 m2, dividida em escritórios e setor produtivo, onde os 22 colaboradores trabalham norteados pela dedicação e responsabilidade.

Leia mais em nosso site:
DuPont lança novas chapas e uma processadora

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Assine o Infopack no LinkedIn

Posts Relacionados

Arquivo