Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Opinião > De onde surgiu a análise de ciclo de vida: uma verdade inconveniente?

De onde surgiu a análise de ciclo de vida: uma verdade inconveniente?

O primeiro tabu que precisamos debater é que as avaliações LCA não são fechadas
lca
  • 03/06/2021
  • | 12:24

A história da análise do ciclo de vida remonta aos anos 60. Precisamente, em 1963, durante a Conferência Mundial de Energia, onde Harold Smith – gerente geral de projetos da Usina Nuclear de Douglas Point, no Canadá – trouxe à pauta o conceito do esgotamento de recursos naturais e propôs uma forma de calcular a demanda energética acumulativa ao se produzir produtos químicos e intermediários em geral.

Anos mais tarde, Harry E. e Teastley Jr., funcionários da The Coca Cola Company, conduziram um estudo envolvendo inúmeros critérios para decidir qual das duas soluções de embalagem possuíam o ciclo de vida mais econômico mais adequado em termos ambientais. A época, suas conclusões determinaram que garrafas plásticas eram menos poluentes que as garrafas de vidro.

Suas conclusões suscitaram uma série de discussões acadêmicas e científicas para que se pudesse estruturar mundialmente um método padronizado e confiável para a avaliação de ciclos de vida dos produtos.

É bem importante lembrarmos que a preocupação pela mudança da matriz energética sob a alegação de salvaguardar o planeta foi germinada por um representante da indústria de geração nuclear.

Também coincidentemente, menos de uma década mais tarde o mundo ocidental se viu imerso na crise do petróleo, quando os países membros da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo proclamaram um embargo a todas as nações que deram apoio à Israel durante a guerra de Yom Kippur (Canadá, Japão, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos, num primeiro momento).

Isso tudo enseja o que nós todos sabemos: interesses econômicos, políticos, comerciais, bélicos e ideológicos das nações e grupos de interesse são vetores importantes na criação ou co-criação de agendas sociais e ambientais.

Isso não invalida, de forma alguma, a preocupação em sistematizar as escolhas sob o prisma ambiental. Apenas a iniciativa e o desejo de se buscar o melhor já é um bem maior ao Planeta e às novas gerações.

LCA “padrão” existe?

Nestes últimos anos e especialmente por conta da pauta da nossa publicação, cada vez mais ligada às questões ambientais e que afetam imensamente a indústria de embalagens e, por conseguinte, nossos clientes, passamos a estudar mais profundamente o tema da Análise do Ciclo de Vida, a LCA (Life Cycle Assessment).

O primeiro tabu que precisamos debater é que as avaliações LCA não são fechadas.

Não existe um padrão internacional (embora haja algumas tentativas da ISO em normatizar desde há muito, tudo que ela conseguiu até o momento é dar alguma diretriz para o que não pode ficar de fora de uma análise LCA) ou, por falta de termo melhor em português, “guidelines”.

Existem centenas, se não milhares de abordagens diferentes e NENHUMA delas chega na mesma resposta. A ferramenta também é muito suscetível a vieses cognitivos.

Apenas como exemplo, o defensor do papel pode considerar na análise que o papel de degrada muito antes do plástico, como ponto forte da sua dialética verde.

Em resposta, o defensor do plástico pode enfocar que temas como a razão peso da embalagem x peso do produto, o peso médio transportado e a quantidade energética para reciclar são infinitamente superiores no plástico (principalmente se entrar na conta a capacidade de reutilização de envoltórios plásticos como sacolas em relação ao material equivalente em papel).

O LCA pode ir para temas altamente sofisticados como a quantidade de oxigênio que se deixa de gerar ao cortar as árvores que deram origem ao papel da embalagem. Ou os créditos de carbono “em haver” do plástico, ao estimular o uso de uma matriz energética não-renovável.

Como ambiental e social andam juntos, deveríamos considerar avaliar o impacto econômico das duas cadeias na escolha do produto, por exemplo. Qual a riqueza, bem-estar social e felicidade criados no fomento à indústria de celulose e papel versus a cadeia dos termoplásticos? Tudo isso sem esquecer as intrincadas cadeias de coleta e reciclagem.

Neste momento – nossa opinião somente – a maturidade no uso de análises LCA é ínfima para que se possa tomar decisões técnicas entre um material de embalagem ou outro.

Ela serve para apontar lacunas de melhoria no desperdício de recursos e estimular o pensamento crítico dos desenvolvedores e donos de marca para perguntas como “estamos fazendo o melhor que podemos para diminuir o impacto ambiental das nossas embalagens?”

Como a história sempre nos mostra – quem prega a panaceia universal está longe de curar alguma coisa. Nenhum material pode pegar para si o título de mais sustentável.

O que deve ser feito é um esforço consciente enquanto cadeia produtiva para rumar à mentalidade “Cradle2Cradle”, do berço ao berço – ao considerar desde o nascimento do produto que o fim não é o descarte, mas a reintrodução do descarte na mesma cadeia ou em diferentes cadeias produtivas, esticando a vida útil do produto ao passo em que gera riqueza e outras benesses à sociedade e ao entorno.

Leia mais em nosso blog:
Aprenda com nossas PackLessons

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

abief e maxiquim dados

Indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis cresce 7,1% no terceiro trimestre de 2023

livro didatico

ABIGRAF adere a Manifesto contra decisão de se abolir o material didático impresso em São Paulo

pet selável terphane

Embalagem monomaterial de PET se consolida como tendência ao mercado FLV

inovação

Solução 4 de 6 para um ano de crise

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo