Agora existem tintas termocrômicas isentas de bisphenol A, F e S

Uma empresa norte-americana de especialidades na área de tintas e vernizes - a Chromatic Technologies Inc., - desenvolveu novas tintas termocrômicas (sensíveis à temperatura) totalmente isentas de bisphenol A, F e S, para atender as rigorosas exigências da indústria farmacêutica.

PUBLICADO

Antes de qualquer coisa: se não assinou o news, assine agora mesmo. E se já assinou, que tal compartilhar com os amigos dentro e fora da plataforma? Quer participar com alguma notícia, opinião ou sugestão? Manda pra gente por e-mail: revista@projetopack.com. Desde já, agradecemos a sua participação 🙂

Na última vez que nos falamos, comentávamos aqui de que enquanto uns choram, outros vendem lenço. Essa máxima é especialmente válida no desenvolvimento de novas soluções para a indústria farmacêutica.

Uma empresa norte-americana de especialidades na área de tintas e vernizes – a Chromatic Technologies Inc., – desenvolveu novas tintas termocrômicas (sensíveis à temperatura) totalmente isentas de bisphenol A, F e S, para atender as rigorosas exigências da indústria farmacêutica.

A pandemia acelerou (ou tirou da gaveta) muitos projetos relacionados às tecnologias de baixo custo que monitoram a cadeia do frio, identificam abusos na observação de certas temperaturas de acondicionamento ou envase, além de prover autenticidade.

O polêmico Bisphenol A – ou simplesmente BPA – foi categorizado há tempos como um “disruptor endócrino”, encontrado em diversos plásticos em contato direto ou indireto com alimentos e medicamentos (quem não se lembra do movimento para abolir o BPA dos bicos das mamadeiras e chupetas?).

A CTI incluiu em seu portfólio patenteado “CTI’s BlindSpotz™” a linha termocrômica isenta da substância e realizou o anúncio global esta semana. Esta pode ser uma pista do potencial outrora adormecido de rótulos, etiquetas e embalagens que tragam mais segurança e proteção à saúde e à vida, enquanto fornece aos clientes mais informação sobre os produtos – o nicho que chamamos hoje de embalagens e rótulos ativos e inteligentes.

Nota de falecimento: Sr. Israel Sverner

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Israel Sverner, empresário e fundador da Electroplastic (1956) e primeiro presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, a ABIEF, entre 1977 e 1983, com nove mandatos à frente da entidade.

Knud Wasserman alerta: menos impressão é mais

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O editor da revista gráfica austríaca Graphische Revue, Sr. Knud Wasserman, escreveu para o newsletter oficial da Drupa sua opinião sobre os tempos atuais da pandemia e o futuro do mercado gráfico.

A despeito do título dramático – “menos impressão é mais”, as ideias são absolutamente coerentes. De acordo com dados de recente pesquisa da Smithers Pira, o setor de comunicação impressa global perdeu aproximadamente 35% da fatia do bolo para a mídia digital (redes sociais e publicidade online).

A consequencia, segundo o autor, foi o fechamento de 14% do númerto de gráficas apenas na Europa, além do encolhimento das vendas em todo o mundo. As mudanças tecnológicas são um grande elemento nessa migração.

Mas a grande contribuição é atentar ao fato de que a indústria gráfica continua presa à tecnologia, e não na reinvenção do modelo de negócios. Para ilustrar o conceito, Knud cita a myPostcard: usuários do app podem facilmente fazer o upload de fotos do Instagram e receber cartões postais personalizados em 24h na sua casa ou trabalho.

Veremos como o novo normal, pós-covid, vai remoldar o segmento gráfico e, assim como tem feito com a digitalização dos negócios de forma geral, vai acelerar a disrupção.

Rapidinhas

  • Esko publicou um white paper “Modelo de Maturidade Digital para Fornecedores de Embalagens”. Este paper, juntamente com o paper da Associação Americana de Rotogravura (mencionado na edição anterior do Infopack) serão divulgados aqui com respectivo link de acesso até o fim da semana. Vale a leitura!
  • DP Studio lança um guia de design para o processo flexográfico. Ele pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail agnaldo@dp-studio.com.br;
  • Flint Group realiza webinar sobre a Importância do Controle de Processo na Impressão Flexográfica. As inscrições podem ser realizadas pelo link;
  • A ProjetoPack foi convidada para mediar uma discussão de empresários de banda estreita, nesta quinta-feira, das 17h00 às 18h30, organizada pela consultoria Plano Gestão e com o apoio institucional da ABIEA;
  • Cyan Tintas e Vernizes completou esta semana 20 anos de existência, comercializando tintas, vernizes e solventes para impressão em rotogravura e flexografia.

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin America

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados