Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Infopack > Painel online sobre o mercado de rótulos pós-covid trouxe insights importantes

Painel online sobre o mercado de rótulos pós-covid trouxe insights importantes

A iniciativa, chamada de "Mesa Virtual" pelo consultor e gestor Davi Domingues, da Plano Gestão e Negócios, foi moderada e hospedada pela ProjetoPack & Associados, e contou com quatro expositores e quatro debatedores - todos conectados ao tema central "O mercado de rótulos pós-covid".
  • 03/06/2020
  • | 16:03

Antes de qualquer coisa: se não assinou o news, assine agora mesmo. E se já assinou, que tal compartilhar com os amigos dentro e fora da plataforma? Quer participar com alguma notícia, opinião ou sugestão? Manda pra gente por e-mail: [email protected]. Desde já, agradecemos a sua participação 🙂

Hoje, às 17h00, começaram a entrar no “lobby virtual”, dezenas de profissionais oriundos das indústrias de rótulos e etiquetas em todo o Brasil.

A iniciativa, chamada de “Mesa Virtual” pelo consultor e gestor Davi Domingues, da Plano Gestão e Negócios, foi moderada e hospedada pela ProjetoPack & Associados, e contou com quatro expositores e quatro debatedores – todos conectados ao tema central “O mercado de rótulos pós-covid”.

Os expositores foram o próprio Davi Domingues, Ronnie Schröter, da Etirama, Dr. Marcelo Fonseca Boaventura, pela ABIEA e Adilson Seixas, da Loara. Como debatedores, quatro convertedores de rótulos: Maurício Médici, da Prakolar Sato, Fernando Pirutti, da Grif Rótulos, Raphael Souza, da Thermoprint e Élvio Filho, representando a Serwir e a própria ABIEA, que apoiou o evento.

Vamos compilar previamente alguns pontos importantes discutidos na Mesa, cuja audiência durante a 1h30 registrou em média, 70 a 80 profissionais.

“O segmento de rótulos está sofrendo, como todos os demais, mas a pluralidade de clientes e mercados nos ajuda a enfrentar este momento”, por Maurício Médici, da Prakolar Sato

Falou-se sobre o “hedge” da indústria de rótulos em poder atuar, de forma heterogênea, em diversos clientes e mercados. Davi expôs alguns dados e pesquisas sobre segmentos “beneficiados” com a pandemia, tais como a indústria farmacêutica, alimentos e bebidas, higiene pessoal, cuidados com o lar etc.; os debatedores complementaram com as tendências para o aumento das soluções de inviolabilidade (lacres), etiquetas de rastreabilidade, segurança e a ascendência de mercados como o de varejo eletrônico e delivery (principalmente o de refeições).

“É preciso enxugar a máquina e adequar-se à nova realidade, temporária, de aumento de preço e redução de demanda”, por Fernando Pirutti, da Grif

Parte do bate-papo mostrou a preocupação dos empresários em enxugar os custos e ganhar eficiência fabril – dados os sucessivos aumentos das matérias-primas, a dolarização de outras matérias-primas como tintas e vernizes e a própria insegurança dos clientes, os donos de marcas e os varejistas, em recompor estoques exauridos ou iniciar novos projetos.

“O valor agregado das compras caiu para o consumidor, que está procurando comprar somente itens de primeira necessidade como os da cesta básica. Isso impacta toda a nossa cadeia”, por Raphael Souza, da Thermoprint

Neste bloco, temas como o aumento da inadimplência – algo ainda mais notório no setor de materiais térmicos (cujo cliente é o pequeno comerciante) – além da redução não apenas no volume, mas na qualidade dos itens comprados, com maior impacto em regiões mais pobres, foi amplamente explorado pelos expositores e debatedores.

“É preciso fortalecer o setor e trazer mais informação aos empresários, para que a crise possa ser enfrentada conjuntamente. E a associação tem papel fundamental nesse aspecto.” por Élvio Filho, da Serwir e ABIEA

Comentou-se a necessidade premente de trazer informação técnica e gerencial aos empresários, que não podem entrar na espiral de reduzir os seus preços para conter a queda das vendas. A mudança do papel do representante comercial, que deve fugir da dicotomia do “sim e não” e evoluir para um consultor técnico comercial aos clientes é um dos pontos nevrálgicos, em um mundo agora mais fechado a receber visitas que simplesmente, “não agregam”.

“Investimentos em máquinas e equipamentos foram brecados, mas devem voltar à pauta e custo x benefício será a tônica das novas aquisições de máquinas”, por Ronnie, da Etirama

Há alguma incerteza de como será o mundo pós-covid, e alguns investimentos foram suspensos não apenas por conta do dólar alto e desse alto grau de incerteza, mas até mesmo porque o “novo normal” pode ditar certas especificações ou tendências em rótulos, que precisam ser ponderadas nas máquinas. A exemplo do aumento do varejo online, e o que esse comportamento pode, a médio prazo, refletir no design dos produtos, seus rótulos e etiquetas. O próprio payback deve ser reavaliado, à luz do “apagão econômico mundial” imposto pela pandemia.

“Há um movimento para qualificar a covid como uma doença ocupacional. Seguir os protocolos recomendados pela OMS nas empresas é uma forma de precaução para evitar problemas futuros”, por Dr. Marcelo, da ABIEA

Muita informação desencontrada propagandeada pelos veículos de comunicação vai impactar seriamente o compliance das empresas após a pandemia. Tudo precisa ser registrado e documentado, até mesmo as recomendações para uso dos EPI’s, distanciamento social e cuidados em geral. O mesmo vale para todas as flexibilizações nas relações trabalhistas neste período conturbado.

“A garantia aos bancos era a carteira de recebíveis antes da pandemia, que não está se realizando agora. É preciso saber negociar com os bancos, pois há crédito disponível e barato”, por Adilson Seixas, da Loara

A queda das receitas e o encolhimento das margens – principalmente por conta dos aumentos sucessivos das matérias-primas (autoadesivos, em boa parte) secou o caixa da maioria das indústrias do nosso setor. Parte disso é o câmbio, e não há muito a ser feito além de realinhar a matriz de substratos de forma inteligente e comprar de forma estratégica. A outra, é o desconhecimento dos empresários para o mercado de crédito, que requer sim, ajuda profissional.

“Duas coisas são claras: o convertedor deverá ser enxuto e altamente produtivo – principalmente na impressão – e engenhoso na elaboração e administração da sua carteira de clientes, mercados e materiais”, por Aislan Baer, da ProjetoPack

É possível fazer mais com menos, especialmente no setor gargalo da impressão – que sofrerá com o encurtamento das tiragens, as aparas custarão mais caro por conta dos insumos elevados, o downtime será sentido por conta dos afastamentos de parte do quadro de profissionais e, mais do que tudo, é preciso grande agilidade e versatilidade para produzir em tempo recorde, absolutamente Just-In-Time, demandas spot do mercado. Tudo isso requer eficiência descomunal.

Vamos em breve subir a live no nosso canal do YouTube e traremos o link na próxima edição do Infopack. Se você não se inscreveu ainda, se inscreve agora mesmo (é grátis e não dói). Esse informativo vai automaticamente para o seu e-mail e você não perde mais a informação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin America.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

A indústria de embalagens flexíveis global supera os USD 160 bilhões

Müller Martini vende a sua empresa MM Druckmaschinen GmbH em Maulburg para o Grupo Goebel

Benpac não paga Heidelberg e a venda da Gallus é suspensa

DIC deve adquirir o negócio global de pigmentos da BASF

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo