Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Opinião > Por que uma alta no consumo não significa “necessariamente”​ em aumento na venda de embalagens e rótulos?

Por que uma alta no consumo não significa “necessariamente”​ em aumento na venda de embalagens e rótulos?

Há momentos em que os consumidores simplesmente não compram a sua atrativa oferta.
carteira vazia
  • 18/03/2022
  • | 01:01

Uma boa parcela dos nossos clientes, colegas de profissão e seguidores no LinkedIn são indústrias de bens de giro rápido – alimentícias, de bebidas, cosméticos, fármacos, cuidados com o lar, cuidados pessoais, medicamentos OTC e tantos outros. O que inglês chamamos de indústrias FMCG ou CPG (Fast Moving Consumer Goods ou Consumer Packaged Goods).

Muitas destas empresas dedicam a maior parte do seu tempo e verbas em ações publicitárias e de marketing, no intuito de construir ou manter marcas de sucesso e preservar ou aumentar sua participação no mercado (ou mesmo melhorar a percepção dos consumidores acerca da sua marca e produtos).

Estranhamente, mesmo a despeito de grande investimento em propaganda, disponibilidade dos seus produtos nos diversos canais de vendas, preços competitivos e um bom monitoramento dos números, há momentos em que os consumidores simplesmente não compram a sua atrativa oferta.

É um triste fato o de que, não importa quanto os consumidores amem seu produto ou marca, ninguém vai comprar nada se não tiver condições para tal.

Entenda-se por condições o dinheiro ou crédito para comprar algo. Ter dinheiro para comprar seu produto implica, basicamente, em:

  • Gerar renda recorrente para ter um fluxo de receita que, dentre outros efeitos, sustente o seu consumo e de sua família (para o cidadão médio, estamos falando de ter um emprego remunerado, portanto);
  • Ter um nível de endividamento baixo o suficiente para acessar crédito para consumir (alguém com o nome no SPC / Serasa, por exemplo, ou lutando para pagar o cheque especial terá dificuldades nessa seara);
  • Ter um poder de compra real e compatível com a erosão ocasionada pela inflação, quer seja de origem monetária (impressão de dinheiro pelo governo), psicológica (agentes ajustando preços em resposta à expectativa de ajuste por parte de outros agentes econômicos) ou real (assimetrias entre a oferta e a demanda de bens e serviços).

Isso significa que – seja você a empresa de bens de consumo ou um fornecedor de embalagens e rótulos para este mercado – certos indicadores econômicos são tremendamente importantes de se acompanhar.

  • Índice de desemprego: há alguma concordância nas fontes de que o Brasil possui atualmente algo ao redor de 12 milhões de desempregados (aproximadamente 11% da força total de trabalho, segundo o IBGE). Menos assalariados, menor também o consumo;
  • Renda média do trabalho: embora estejamos recuperando postos de trabalho perdidos ao longo da fase crítica da pandemia, o rendimento real habitual caiu aos menores patamares de toda a série histórica do IBGE – algo por volta de R$ 2.587,00 – em parte fruto do aumento de brasileiros na informalidade (que atingiu recorde de 38,9 milhões em 2021). Parte da renda foi ainda comprometida pelo maior grau de absenteísmo no núcleo familiar (Covid-19 e problemas de saúde pós-Covid, por exemplo);
  • Endividamento das famílias: o endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde em 2021, com uma média de 70,9% (um acréscimo de 4,4 pontos percentuais e o maior aumento registrado nos últimos 11 anos, quando começou a série histórica). Famílias endividadas têm menos propensão – voluntária ou por restrições creditícias – de fazer novos gastos. O hábito de compra também se modifica;
  • Composição do endividamento das famílias: esmiuçando um pouco o que as famílias brasileiras estão devendo (para quem), vemos o cartão de crédito com participação de 82,6% em 2021 e subindo (alta de 34% em relação ao ano anterior) – um credor perigoso em virtude do peso dos juros na rolagem da dívida;
  • Índice de poupança das famílias: em 2020, pesquisas realizadas pela Ambima e Datafolha indicaram que mais de 55% dos entrevistados não guardaram nenhum dinheiro durante todo o ano e não tinham reservas de anos anteriores – com a prevalência da classe C, que correspondeu a 74% dos não poupadores. Além da cultura nacional adversa à poupança de recursos, restrições orçamentárias, salários baixos, desemprego ou falta de emprego fixo foram alguns dos fatores contribuintes e que também impactam no consumo do dia-a-dia;

Mas é inegável a importância e o grau de participação destes fatores naquilo que o consumidor coloca no seu carrinho de compras físico ou virtual (aliás, o preço da gasolina é outro fator, uma vez que boa parte dos consumidores ainda realiza “compras do mês” para buscar alguma economia de escala e acaba gastando combustível no processo).

Em 2021, tivemos um desaquecimento da indústria de embalagens flexíveis e rótulos diferente – onde não havia oferta (matérias-primas em falta), mas alguma demanda. Agora temos a chamada tempestade perfeita: nova iminente escassez de matérias-primas, baixa demanda e inflação. Oremos.

Leia mais em nosso blog:

Tendências de embalagem: o futuro é agora!

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

abief e maxiquim dados

Indústria brasileira de embalagens plásticas flexíveis cresce 7,1% no terceiro trimestre de 2023

livro didatico

ABIGRAF adere a Manifesto contra decisão de se abolir o material didático impresso em São Paulo

pet selável terphane

Embalagem monomaterial de PET se consolida como tendência ao mercado FLV

inovação

Solução 4 de 6 para um ano de crise

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo