Uteco Group e Kodak ampliam as possibilidades para impressão de etiquetas e embalagens flexíveis

O sistema de impressão digital usa tecnologia inkjet KODAK Stream para oferecer novas oportunidades para marcas de fornecedores de serviços na área de embalagem para aplicações de alto volume utilizando tintas base d’água não agressivas ao meio ambiente

A Uteco Group, em parceria com a Kodak, anunciou a disponibilidade comercial do sistema de impressão digital Sapphire EVO, uma novidade que permitirá aos prestadores de serviços e convertedores na área de embalagem utilizarem tecnologia digital sem comprometer a produtividade nem a rentabilidade. O sistema pode ser usado para vários tipos de aplicações de baixo e grandes volumes, produzindo até 20 milhões de m2 por ano.

Aldo Peretti, diretor geral da Uteco Group, comenta: “Nossos clientes nos pediram uma solução de produção digital que satisfizesse as demandas mais atuais de seus clientes, como tiragens menores, além de uma solução digital econômica para longos períodos de execução. A vasta experiência da Uteco em flexografia e impressão, manuseio, revestimento e secagem de filmes, juntamente com a experiência em inkjet da Kodak, nos permite, no momento, fornecer um sistema que combina os recursos de flexografia e impressão digital”, diz.

Stefano Russo, diretor de operações da Uteco Group, também opina. “À medida que a demanda por versões diferentes de um mesmo produto e de personalização cresce em todo o mundo, a impressão flexográfica híbrida, a gravação e a impressão digital tornam-se uma parte muito importante das ofertas dos fornecedores de embalagens. A combinação das tecnologias Uteco e Kodak não apenas oferece uma opção competitiva para impressão digital em pequenas tiragens, como também concorre com tiragens de impressão de médias a longas. Isso torna o Sapphire EVO o investimento ideal para fornecedores de serviços de etiquetas e embalagens”, salienta.

O sistema Sapphire EVO permite produzir, através da impressão digital, mais de 900 metros lineares/hora com uma rentabilidade muito atraente. Une excelente qualidade de impressão com suporte flexível de substratos, suportando uma ampla variedade de filmes e papéis usados na produção de embalagens através do uso da tecnologia inkjet KODAK Stream. Pode trabalhar com substratos de até 650 mm de largura, com área de impressão de até 622 mm. Oferece, ainda, padrão de impressão CMYK, juntamente com opções para laminação e aplicação de verniz em linha.

Usando tintas base d’água ambientalmente amigáveis para imprimir em substratos como BOPP, PET e papel, cumpre todos os requesitos da legislação para o contato indireto com alimentos da União Europeia e EUA, assim como os requesitos específicos de algumas marcas e a lista de exclusão EuPIA.

Randy Vandagriff, presidente e vice-presidente corporativo da Divisão de Sistemas Inkjet da Kodak, destaca a novidade. “A herança dos 50 anos de experiência da Kodak em jato de tinta trouxe a qualidade, recursos e a lucratividade que o setor de impressão comercial e editorial desfrutou com nossos sistemas de impressão PROSPER. Estamos muito felizes em continuar avançando com a lucrativa impressão de tintas base d´água em substratos flexíveis em velocidades de produção. Foi ótimo trabalhar com um parceiro como a Uteco, combinando sua experiência excepcional com a nossa, para fornecer um sistema de produção digital superior, que oferece novas oportunidades para o setor de embalagens flexíveis.”

Atuante em todo o mundo, a Uteco Group iniciará a instalação da primeira unidade em junho de 2018 em uma fabricante de embalagens flexíveis para os setores industriais e de moda.

Comentários

Comentários