O que aprendemos no PackCast com a Brazicolor?

Saiba como foi a nossa entrevista com o diretor executivo da Brazicolor

Dando sequencia à segunda temporada do nosso podcast PackCast, fizemos uma entrevista com a convertedora de rótulos Brazicolor. Mantendo o protocolo, aproveitamos o vídeo para o formato webcast em nosso canal do YouTube (convidamos a todos para se inscreverem em ambos, links ao longo da postagem).

A Brazicolor é uma tradicional convertedora de rótulos da Serra Gaúcha, especializada na produção de rótulos especiais de alta qualidade com ênfase especial no setor de bebidas finas como vinho e cachaça.

Nosso bate-papo contou com a presença ilustre de Celiano Cenci, diretor executivo da companhia.

Uma das grandes lições evidenciadas na entrevista com Celiano diz respeito à importância da especialização na indústria gráfica. A Brazicolor acabou concentrando energia, adquirindo know-how e se tornando literalmente um sinônimo de rótulos de vinho e destilados no país. A especialização da empresa chega a tal ponto que o convertedor sabe inclusive os ciclos de colheita (safras) por tipo de uva e qual vai ser a demanda aproximada de rótulos das principais marcas das vinícolas. É, de fato, impressionante.

A Brazicolor produz rótulos enobrecidos em sistemas de acabamento sofisticados da ABG, impressos em flexografia ou em offset digital (HP Indigo). O mesmo cliente é demandante das duas tecnologias de impressão – Celiano exemplifica a complementaridade de oferta dizendo que alguns clientes flertam com a exportação ou mesmo experimentam um novo produto, ambos em quantidades inicialmente restritivas à flexografia, mas convergentes na digital.

A HP também permite à empresa uma certa versatilidade para a produção de impressos exclusivos, com o emprego de dados variáveis, que é uma característica de um mercado premium como o de vinhos e cachaças.

A Brazicolor é pioneira em ações sustentáveis como a reciclagem do liner PET dos rótulos, que acabou indiretamente fomentando toda uma cadeia de reciclagem do material no Rio Grande do Sul, a quase uma década e meia.

Novamente, a inovação só ocorreu com a presença da gráfica nos clientes, entendendo profundamente a sua forma de pensar e antevendo as suas necessidades e anseios. Mais um ponto para a gráfica gaúcha.

A Brazicolor comenta ainda durante o bate-papo no PackCast sobre temas importantes como a sucessão empresarial, a concorrência predatória e a dificuldade em demonstrar o valor estratégico e de marketing do rótulo ao dono da marca. Vale muito a pena assistir a esta aula super técnica e abrangente proporcionada pela Brazicolor aos ouvintes e telespectadores do nosso canal no YouTube.

Conheça outros convertedores de rótulos entrevistados:
Entrevista com Mauricio Médici, da Prakolar Sato
Entrevista com Sergio Boteselli, da Visionflex

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Arquivo

Assine o Infopack no LinkedIn