Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Entrevistas > O que aprendemos na quarta entrevista do programa PackCast com a HP?

O que aprendemos na quarta entrevista do programa PackCast com a HP?

Foi a primeira entrevista de um fabricante de máquinas impressoras digitais para banda larga (embalagens) e estreita (rótulos e etiquetas) - líder mundial em número de instalações, com aproximadamente 2 mil máquinas em todo o mundo e quase 50 delas no Brasil. Falamos com a HP na pessoa de seu gerente de categoria para a América Latina, André Costa.
  • 21/10/2020
  • | 11:53

Esta semana, seguimos com mais uma entrevista do nosso podcast. E, mantendo o protocolo, aproveitamos o vídeo para o formato webcast em nosso canal do YouTube (convidamos a todos para se inscreverem em ambos, links no fim da postagem.

Foi a primeira entrevista de um fabricante de máquinas impressoras digitais para banda larga (embalagens) e estreita (rótulos e etiquetas) – líder mundial em número de instalações, com aproximadamente 2 mil máquinas em todo o mundo e quase 50 delas no Brasil. Falamos com a HP na pessoa de seu gerente de categoria para a América Latina, André Costa.

A HP entrou na divisão de impressão digital para gráficas em meados de 2001, com a aquisição da empresa israelense fundada por Benny Landa, Indigo, por aproximadamente USD 830 milhões. Desde então, seu sistema proprietário de impressão digital, a Eletrofotografia líquida (do inglês Liquid Electrophotography ou simplesmente, LEP) irradiou pelo mundo e, estima-se, ocupa uma fatia de mercado na impressão de pequenas tiragens superior aos 70%.

Evidentemente, sistemas outros como jato-de-tinta também estão se aperfeiçoando a cada dia, a escala de impressos digitais tem subido e, com isso, há uma “commoditização moderada” que leva empresas como a própria líder HP a repensar seu modelo de negócios e atribuir mais peso ao “serviço”.

Em um bate-papo despojado, André dividiu conosco a visão da companhia para os segmentos de embalagens flexíveis e rótulos, bem como a forma com que a empresa espera adicionar valor em simbiose com os seus canais de vendas.

Com André e a HP, aprendemos que:

  • O Retorno Sobre o Investimento da impressão digital é ainda uma zona cinzenta e depende de cada caso, perfil de cliente, tiragens, segmentação de produto e nicho de atuação. Talvez os aspectos mais importantes desta conta sejam o “custo de oportunidade” de não produzir certos produtos aos clientes (capturando demanda aos sistemas analógicos ou impedindo o concorrente de aumentar a participação na conta) e os ganhos indiretos em “desonerar as impressoras analógicas” de tiragens muito curtas ou extremamente segmentadas, o que derruba a produtividade (OEE) sensivelmente;
  • Há uma preocupação constante dos convertedores entre expectativas de custos e a realidade. Um cenário que, com a desvalorização cambial, torna as coisas ainda mais tensas: spare parts, reparos, tinta, primer, seguro… a forma como a HP encontrou de lidar com isso junto ao seu canal principal, a Comprint, é reforçar o serviço e fazer com que os clientes imprimam o mais produtivamente possível, diluindo este impacto ao máximo. Surgem iniciativas como o kit para reduzir o tempo de troca de ferramental ou reparo, o aperfeiçoamento dos reparos remotos e o constante treinamento do cliente;
  • A versatilidade do sistema de impressão da HP é um ponto forte e convergente com as necessidades dos donos das marcas, que querem cada vez mais soluções “one-stop-shop”: fornecedores aptos a entregarem rótulos autoadesivos, in-mold label, shrink sleeves e pouches, por exemplo – algo que acaba sendo limitante, em alguns casos e para algumas tecnologias;
  • A HP segue investindo em pesquisa e desenvolvimento para que novas séries de máquinas como a “V12” possam responder competitivamente (especialmente em velocidade, algo que as tradicionais inkjet já performam há bastante tempo) a tiragens maiores do que a zona que permeia os 1.500 – 2.000 metros lineares. Estes equipamentos, cedo ou tarde, devem passar a ocupar novas instâncias de tiragem da flexografia;
  • Embora não haja uma iniciativa por parte da HP, segundo André, de estimular a compra de impressoras digitais aos donos das marcas, é possível que a facilidade dos sistemas digitais (plug and play, como dizem) e os desdobramentos de parcerias em acabamentos e formatação de flowpack e pouch acabe impelindo alguns donos de marcas, em alguns segmentos, a se tornarem parcialmente verticais e poderem usar o equipamento, se não promocionalmente, mas como laboratório em alguns casos específicos. Isso, o tempo nos dirá;
  • Para embalagens flexíveis, o verdadeiro impulso da impressão digital não é tecnológico, mas econômico. Em certas empresas com portfólio amplo de produtos, ter um estoque mínimo de material de embalagem impresso em rotogravura ou flexografia pode ter um impacto contábil e financeiro considerável. Reduzir ou até mesmo zerá-lo por conta da produção de embalagens just-in-time (impressão + laminação “PackReady e acabamento) justifica em grande parte dos casos, um preço premium por quilograma de embalagem.

Ao fim da conversa e como de praxe, falamos sobre fatores de sucesso – desta vez para o digital e sobre o prisma do cliente. A HP foi categórica: há muita oportunidade à vista, não só nos donos das marcas líderes, mas nos pequenos e médios produtores de bens de consumo, que oferecem diferenciação. E diferenciação é algo convergente com sistemas que podem imprimir de forma versátil, em lotes econômicos e absolutamente personalizados, como é o caso da eletrofotografia digital (antes que nos esqueçamos, alguns também chamam o sistema de “offset digital”).

Como a Comexi, Nilpeter e Etirama, a HP também percebe que serviço é o fator chave para conter o avanço dos sistemas e empresas concorrentes. E, provavelmente, esta percepção até agora comum dos fabricantes de máquinas em geral, deve trazer benefícios relevantes às gráficas e convertedoras, desde que haja um relacionamento mútuo de confiança e parceria – algo que, em nossa modesta opinião, os tempos de pandemia vieram para ensinar justamente a importância de tratar os fornecedores como co-participantes no crescimento da sua empresa.

Se você prefere ouvir a entrevista, corre lá e já se inscreve no podcast PackCast no link:


Publicado por:

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Especialista em impressão e embalagens

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

packcast leonidas alperowitch

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Leonidas Alperowitch?

jacques sikierski

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Sr. Jacques Sikierski?

teruel papéis amália

Teruel-Papéis Amalia combina inovação e sustentabilidade para vencer a premiação Silver no Global Flexo Innovation Awards

laborprint

Laborprint prepara investimentos na área de grandes formatos após sucesso com tecnologia EFI VUTEk®

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo