Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Entrevistas > O que aprendemos na oitava entrevista do programa PackCast com a Heidelberg?

O que aprendemos na oitava entrevista do programa PackCast com a Heidelberg?

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Especialista em impressão e embalagens
  • 02/12/2020
  • | 11:37

Recentemente, seguimos com mais uma entrevista do nosso podcast. E, mantendo o protocolo, aproveitamos o vídeo para o formato webcast em nosso canal do YouTube (convidamos a todos para se inscreverem em ambos, links ao longo da postagem.

Foi a primeira entrevista com um representante de máquinas impressoras do sistema offset – a Heidelberg do Brasil, subsidiária da Heidelberg Druckmaschinen (o maior fabricante de máquinas offset do mundo) – na pessoa da sua presidente, Silvia Montes.

A indústria de impressão offset tem, na maioria das pesquisas setoriais, apresentado contração ou, na melhor das situações, uma taxa de crescimento anual inferior à metade de outros sistemas como a flexografia e a impressão digital, de forma geral.

Apesar dos números não tão otimistas quanto outros sistemas de impressão, a offset segue ainda como o maior de todos os sistemas em participação de mercado. E passa também por profundas transformações – não apenas para enfrentar o encolhimento gradual das tiragens (e das margens de lucro auferidas com impressos gráficos), mas também para resistir às mudanças nos hábitos de consumo da informação, onde uma parcela significativa tem migrado para a mídia eletrônica.

No epicentro destas transformações, a Heidelberg fez um movimento que gerou estranheza do mercado gráfico – a venda da Gallus, a sua divisão de máquinas para impressão e conversão de rótulos e etiquetas. Conforme nos explica Silvia Montes, foi “um reposicionamento estratégico” para atribuir foco total ao core business da companhia (e injetar um pouco de liquidez no caixa, claro). Mesmo com a venda da Gallus, mantém-se a parceria e o fornecimento do módulo digital para a linha LabelFire.

Diferentemente de boa parte dos entrevistados, a Heidelberg acredita no desenvolvimento das máquinas impressoras híbridas, bem como na complementaridade de oferta entre sistemas diferentes – afinal, “é a natureza do seu cliente, produto e aplicação que são determinantes na escolha de um certo equipamento ou sistema”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com Silvia Montes e a Heidelberg, aprendemos que:

  • Há uma tendência de substituição gradual dos produtos impressos em offset rotativa para offset plana, majoritariamente em função do encolhimento das tiragens e aumento da segmentação dos produtos;
  • Esta situação crítica de lotes cada vez menores e multifacetados impele a indústria de máquinas offset a responder com tecnologia de ponta para otimizar os setups, as paradas e prover uma eficiência global do equipamento o mais alta possível (OEE). Como efeito colateral, máquinas mais eficientes acabam impactando, de alguma forma, no número de máquinas vendidas;
  • O nível de cobrança do mercado por máquinas impressoras offset mais eficientes é tão grande que a Heidelberg otimizou, ao longo dos anos, os pontos de interação em uma máquina de 23 para 3. Um setup médio requeria dispunha de 500 folhas e hoje, é conduzido com menos de 50. Será que atingimos, de fato, o limite da eficiência neste sistema? Parece que não, mas a olhos vistos a offset está alguns anos a frente de outros sistemas analógicos no âmbito da automação;
  • Assim como os demais entrevistados, o reforço da receita advém do aprimoramento dos serviços e da venda de consumíveis. No que se refere aos serviços, a capacitação dos clientes (mais de 2 mil clientes ativos) para extraírem a maior eficiência possível de suas impressoras é o pináculo desta estratégia;
  • Alguns mercados sustentam o crescimento do sistema offset. O principal deles é o de embalagens, em parte por conta da pressão mundial por soluções mais sustentáveis (a substituição de certos plásticos por papel e papel cartão). Outro nicho importante são os rótulos In-Mold Label, onde a offset se apresenta como solução bastante interessante;
  • Em comparação com outros fabricantes, a Heidelberg investe uma parcela relevante de tempo e recursos na integração de sistemas de software variados com os seus equipamentos e nos protocolos proprietários de comunicação entre as suas impressoras. Esta tendência de automação geral dos fluxos de trabalho permeia o sistema offset e deve aprofundar-se, com o aumento das atividades de comércio eletrônico e B2C;

A conversa com a Heidelberg aponta, de acordo com a nossa percepção, que até mesmo mais do que a rotogravura, há ainda muita coisa a ser feita na indústria da offset. O sistema é versátil, é complementar e, mesmo em face aos avanços do digital, têm grande aplicabilidade e viabilidade econômica em certas tiragens, mercados e produtos. Evidentemente, é uma “dança das cadeiras” onde a empresa mais visionária (que antecipa a necessidade dos clientes), mais competitiva em custos e com a gestão financeira mais sólida deve prevalecer. Talvez não seja a toa que, pelo menos no Brasil, o background da sua presidente seja precisamente mais preponderante na área econômico-financeira.

Se você prefere ouvir a entrevista, corre lá e já se inscreve no podcast PackCast no link:


Publicado por:

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Especialista em impressão e embalagens.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

packcast leonidas alperowitch

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Leonidas Alperowitch?

jacques sikierski

O que aprendemos na entrevista do programa PackCast com o Sr. Jacques Sikierski?

teruel papéis amália

Teruel-Papéis Amalia combina inovação e sustentabilidade para vencer a premiação Silver no Global Flexo Innovation Awards

laborprint

Laborprint prepara investimentos na área de grandes formatos após sucesso com tecnologia EFI VUTEk®

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo