Índice Dow Jones “Embalagens”​ mostra queda forte no valor de mercado das grandes do setor

O índice Dow Jones "Containers & Packaging" é um indicador interessante. Ele abarca os fabricantes de embalagens e O índice Dow Jones "Containers & Packaging" é um indicador interessante. Ele abarca os fabricantes de embalagens e recipientes metálicos, de vidro e plástico (incluindo tampas e rolhas), além dos fabricantes de de papel e embalagens cartotécnicas (papel e papelão), e mostra queda forte no valor de mercado das grandes empresas do setor.

PUBLICADO

Antes de qualquer coisa: se não assinou o news, assine agora mesmo. E se já assinou, que tal compartilhar com os amigos dentro e fora da plataforma? Quer participar com alguma notícia, opinião ou sugestão? Manda pra gente por e-mail: revista@projetopack.com. Desde já, agradecemos a sua participação 🙂

O índice Dow Jones “Containers & Packaging” é um indicador interessante. Ele abarca os fabricantes de embalagens e recipientes metálicos, de vidro e plástico (incluindo tampas e rolhas), além dos fabricantes de de papel e embalagens cartotécnicas (papel e papelão).

O valor estimado das empresas representadas neste índice – o chamado “Market Cap” é de aproximadamente USD 127,60 bilhões.

Companhias como Avery Dennison, Silgan Holdings, Graphic Packaging, Ball Corp., Crown Holdings, Greif, Berry, Sonoco, WestRock, Sealed Air e O-I são alguns dos nomes agrupados neste índice. que vinha apresentando uma taxa de recuperação bastante próxima do índice S&P500 (os quinhentos ativos mais cotados nas bolsas NYSE ou NASDAQ) até meados do fim de abril e, agora neste mês de maio, começa a sentir mais contundentemente a queda das receitas e seus impactos “precificados” no valor dos papéis.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

(Em lilás, S&P500 e em Azul, Dow Jones^Packaging and Containers).

Há uma míriade de fatores – desde os de cunho especulativo como os sistêmicos – que podem ajudar explicar a queda mais intensa do nosso segmento, face ao S&P500. Obviamente, a maior (bem maior) granularidade do índice S&P500 face ao DJUCSP é um dos mais notórios. Mas o ponto aqui é: em Maio, a indústria finalmente sentiu.

Em recente sondagem realizada pela ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria dos Plásticos e publicada no jornal O Valor Econômico indicou uma queda de quase 40% nas vendas em abril, bem como a concreta possibilidade de demissões em massa no setor.

A falta de capital de giro urge como o principal problema na sustentação das indústrias de embalagens, com ciclos operacional e de caixa frágeis e alta exposição à apreciação cambial, que lastreia os preços de seus principais insumos.

Rapidinhas:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A convertedora japonesa Toppan Printing desenvolveu um pouch tubular de papel para reduzir o uso de plásticos nas embalagens flexíveis (em torno de 30% menos plástico do que os tubos laminados utilizados para pasta dental, por exemplo). A espessura da parede é de somente 0.1mm, numa estrutura dobrada e colapsável, que favorece o dispensamento de todo o seu conteúdo. A tecnologia emprega ainda barreiras especiais para garantir o envase de alimentos e cosméticos, da familia GL Barrier, unidade de negócios da própria companhia.

  • Morchem inaugura nova planta de 30 mil metros quadrados na Espanha para a produção de poliuretano e poliéster (matéria-prima para adesivos de laminação e resinas de tintas);
  • ProjetoPack inicia consultoria de impressão flexográfica (padronização e aumento de produtividade / OEE) na Empresa Paulista de Embalagens Agroindustriais, a Epema, em Araraquara – SP;
  • ANSI (American Standards Institute) lança nova normativa para “Requerimentos de Segurança no Corte e Rebobinamento de Filmes Plásticos” – ANSI/PLASTICS B151.5-2020, no site em inglês para compra.

Aislan Baer ​​​​​​​​ ​ Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin America.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados