O que nos diz o sétimo prêmio de Excelência Umberto Giannobile 2021?

Doze convertedoras dividiram 39 troféus Ouro, Prata e Bronze (cinco delas somadas abocanharam 77% das premiações).

PUBLISHED

prêmio abiea 2021

O Prêmio bianual ABIEA iniciou sua história em 2008, tendo como principais objetivos reconhecer e premiar as gráficas e fornecedores que atuam especificamente no segmento de flexografia “banda estreita” no Brasil. Com a evolução tecnológica e setorial, novas categorias representativas de outros sistemas de impressão foram sendo adicionadas.

Em sua sétima edição, a primeira realizada de forma online em razão da pandemia, a premiação teve seu nome alterado para Prêmio de Excelência Umberto Giannobile em homenagem póstuma ao empresário e ex-presidente da entidade.

Baixe grátis agora mesmo, como cortesia, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

Baixe gratis agora mesmo, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

premiação abiea 2021
William D’Vas, presidente da entidade durante a cerimônia online

Toda premiação séria oferece a oportunidade de um vislumbre do que está se passando naquele setor e, para olhos atentos, apresenta tendências que de uma forma mais ou menos sutil estão gradualmente lapidando o mercado e os negócios.

Doze convertedoras dividiram 39 troféus Ouro, Prata e Bronze (cinco delas somadas abocanharam 77% das premiações).

O avanço do digital

Quase 40% de todos os impressos premiados foram concebidos em sistemas digitais, talvez o recorde histórico da premiação. Basicamente, os 14 troféus outorgados a impressos digitais foram gerados em três plataformas: inkjet UV da Durst, offset digital da HP e laser eletrostático, da Konica Minolta:

breakdown premiação abiea 2021

Outro item digno de nota é o aumento expressivo de soluções digitais “entry level”. A maioria dos convertedores – mesmo os de pequeno porte – têm buscado complementar a oferta com impressoras digitais mais baratas em termos de investimento para, ao consolidar uma demanda mais sólida de trabalhos e clientes, escalar ou não para uma impressora digital mais robusta.

Flexografia ainda liderando

Cinco plataformas de equipamento flexográfico foram responsáveis por 22 impressos premiados. Vinte e um deles, oriundos de impressoras flexográficas modulares. Etirama e Nilpeter responderam juntas por 59% dos impressos premiados (36% e 23%, respectivamente).

Uma observação interessante a ser feita é que a flexografia, além de ainda representar com boa margem o principal sistema de impressão premiado, foi também o mais versátil em termos de segmento ou aplicação, estando presente em alimentos, bebidas, higiene e limpeza, farmacêuticos, industrial, cosméticos e impressos de segurança. A impressão digital, de forma geral, marcou mais presença nos setores de bebidas (cervejas artesanais), industrial (majoritariamente, em lubrificantes), suplementos e alguns produtos alimentícios.

Perfil dos ganhadores

Há uma pouca adesão das convertedoras no topo da pirâmide. A maioria esmagadora dos premiados são empresas do middle market ou iniciantes (gráficas offset que há pouco começaram a aventurar-se na impressão flexográfica de rótulos).

Uma boa oportunidade, portanto, às empresas de pequeno e médio porte mostrarem ao mercado (clientes e prospects) sua capacidade técnica e consistência de qualidade na produção de impressos de alto nível – condição sine qua non para representar uma marca.

A ProjetoPack é apoiadora institucional do prêmio da entidade desde as suas primeiras edições.

Leia mais em nosso blog:
O que aprendemos na quinta edição do PackCast com a HP

Share this:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Related

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Posts Relacionados

Arquivo


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/projetopack/projetopack-br/2020/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:52 Stack trace: #0 /home/projetopack/projetopack-br/2020/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(659): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /home/projetopack/projetopack-br/2020/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 52