O que é offset digital?

Pack Lessons - seu espaço para aprender sobre embalagens, rótulos e sistemas de impressão

PUBLISHED

lições de embalagens e impressão

A offset digital é um sistema de impressão digital indireto, conhecida também como eletrofografia líquida.

Na impressão offset tradicional, as imagens gravadas nas chapas metálicas são transferidas ao substrato mediante outro elemento, um cilindro revestido de borracha ou elastômero conhecido como cauchu ou blanqueta.

Baixe grátis agora mesmo, como cortesia, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

Baixe gratis agora mesmo, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

esquema interno da offset digital hp indigo

Nos sistemas de impressão digital, as imagens não precisam ser “gravadas” em uma chapa. Elas são impressas diretamente a partir dos arquivos da pré-impressão. Em certos sistemas de impressão digital, os dados controlam os depósitos de tinta ou toner, enquanto em outros, a exposição.

A empresa israelense Indigo, adquirida em 2001 pela Hewlett-Packard – a HP Indigo – combinou conceitos da impressão offset convencional e da impressão digital em um novo sistema de reprodução gráfica, a eletrofotografia líquida ou offset digital (“LEP”, sigla para Liquid Electrophotographic Process).

O fundador, empreendedor e visionário da offset digital Benny Landa, continua criando e aperfeiçoando sistemas de impressão, agora na sua nova companhia, a Landa Digital Printing.

O sistema da HP Indigo se utiliza de uma blanqueta aquecida, bastante similar ao sistema offset tradicional, antes de transferir a tinta ao substrato por pressão.

Vídeo explicativo da tecnologia LEP

Esta solução acaba por aperfeiçoar a precisão e a habilidade de se imprimir uma ampla gama de materiais, não sendo necessária a secagem ou cura após a impressão, comum em outros sistemas digitais.

Maior precisão na transferência da imagem ao substrato e menos calor permite não apenas uma qualidade impressionante, mas justamente permite a impressão de materiais termicamente mais sensíveis – isto é, mais suscetíveis à deformação quando expostos a altas temperaturas.

Quais os benefícios da impressão offset digital?

Como qualquer sistema de impressão digital, é possível se imprimir em uma impressora HP uma imagem diferente a cada revolução ou giro do tambor. Isso significa que, basicamente, não há nem “setups” nem despesas com a gravação de chapas como no caso dos sistemas de impressão analógicos (rotogravura, flexografia, offset etc.).

Sistemas digitais como o da HP Indigo permitiram, portanto, duas grandes vantagens à indústria gráfica:

  • Que se possa imprimir literalmente um trabalho a partir de uma única cópia. É muito difícil entender o que isso significou para a indústria, de forma geral. Basta pensar quantos nichos de mercado passaram a ser viáveis a partir do instante em que o lote mínimo de embalagens, rótulos, etiquetas, impressos editoriais e comerciais puderam ser impressos em quantidades tão ínfimas;
  • A personalização em massa dos impressos possibilitou uma nova era de interação entre as marcas e os consumidores. Tomar uma Coca-Cola rotulada com seu primeiro nome foi uma ruptura histórica.
campanha Share a Coke
Campanha Share a Coke

Como funciona a impressão sistema offset digital?

Na impressão offset convencional, a impressão ocorre em virtude da repulsão da “gordura” da tinta com a água da solução de molha. As chapas offset possuem as zonas impressoras – os grafismos – compatíveis com a tinta, enquanto as zonas não-impressoras, o contra-grafismo, compatíveis com a água.

No sistema offset digital da HP Indigo, esta relepelência é criada energeticamente. O PIP (Photo Imaging Plate) e a tinta eletrofotográfica (a patenteada “ElectroInk”) são carregadas de energia, que é absorvida e dissipada no instante em que um conjunto de feixes laser copia a imagem.

As zonas impressoras – os grafismos – são áreas temporariamente criadas como regiões positivamente carregadas, atraindo a tinta eletrofotográfica, negativamente carregada. A imagem é então transferida à blanqueta por diferenças de temperatura e pressão.

dois esquemas de funcionamento da offset digital

A tinta eletrofotográfica

Um dos grandes segredos do sucesso da HP Indigo com a eletrofotografia líquida é a sua tinta, fornecida como um concentrado em embalagens que permitem um manuseio absolutamente limpo ao operador.

A tinta é diluída em um óleo especial, o veículo, formando um fluído com a viscosidade e as propriedades reológicas adequadas à impressão.

O tamanho reduzido das partículas dos pigmentos resulta numa alta resolução, brilho uniforme, contornos definidos na impressão e uma película de tinta muito fina, homogênea e de superfície (topografia) uniforme, acompanhando as irregularidades do substrato que será impresso.

visão microscópica da tinta da offset digital
Esquerda: microfotografia da ElectroInk. Direita: Toner convencional.

Existem muitos desafios técnicos para que se possa obter o melhor resultado na impressão offset digital, assim como qualquer outro sistema de impressão analógico ou digital.

Questões ligadas à manutenção do equipamento sofisticado, rotinas que devem ser observadas, características de printabilidade dos substratos, preparação dos arquivos digitais e treinamento operacional dos impressores.

A ProjetoPack está preparada e apta a auxiliar a sua empresa a obter bons resultados neste fantástico sistema digital, com treinamentos teóricos, práticos e assessoria especializada.

Leia mais sobre o assunto em nosso site:
HP Indigo consolida a sua liderança na América Latina

Share this:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Related

Subscribe to Infopack on LinkedIn

Posts Relacionados

Arquivo