DuPont™ Cyrel® Solutions lança estudo de ACV (Análise de Ciclo de Vida) da impressão flexográfica

O ACV mostra que a impressão flexográfica continua sendo mais vantajosa, do ponto de vista ambiental.

PUBLICADO

forum sustentabilidade

No dia 27 de Outubro, às 9h40 (horário de Brasília), Maria Eugenia Tibéssio, presidente da DuPont Argentina e diretora de Vendas Latam Sul da DuPont Industrial  Solutions, apresentará o recém publicado estudo de ACV (Análise de Ciclo de Vida) sobre impressão flexográfica, no Fórum Embalagem & Sustentabilidade.

“Atualmente, o negócio da flexografia também é norteado pela sustentabilidade. Daí a importância desta Análise de Ciclo de Vida que a DuPont fez, comparando a flexografia à rotogravura e o processo térmico de gravação de chapas Cyrel® FAST com o processo tradicional que utiliza solvente”

explica Maria Eugênia.

O ACV mostra que a impressão flexográfica continua sendo mais vantajosa, do ponto de vista ambiental, que a rotogravura graças a um consumo de energia não renovável 46% menor e a uma redução de 51% no potencial de aquecimento global.

Baixe grátis agora mesmo, como cortesia, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

Baixe gratis agora mesmo, a última edição de 2020 da ProjetoPack em Revista.

O estudo mostra ainda que o processamento térmico das chapas flexográficas tem uma pegada ambiental menor que o processo à base de solventes.

“Em outras palavras, são inúmeras as possibilidades de inovar e garantir mais sustentabilidade para produtos e embalagens com a flexografia”, conclui Maria Eugenia. Este conceito está alinhado ao Fórum Embalagem & Sustentabilidade cuja proposta é apresentar soluções de embalagens que levem a um modelo de economia circular.

“Os estudos mostram que a economia linear é insustentável se quisermos evitar a escassez e o esgotamento dos recursos naturais. Por isso é importante estabelecermos projetos de recuperação dos materiais, repensar nossos processos produtivos e reduzir os impactos das operações e dos produtos na natureza, de forma a impulsionar a criação de modelos de negócios que fomentem a economia circular. E a flexografia tem um enorme potencial neste sentido”, completa a executiva da DuPont.

O Fórum Embalagem & Sustentabilidade, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no formato online, com transmissão ao vivo, e reunirá líderes da cadeia de valor de embalagens para debater oportunidades e iniciativas que promovam a jornada de circularidade das embalagens e seus sistemas de produção.

“É importante abordar a circularidade das embalagens como uma responsabilidade compartilhada de toda a cadeia de valor para encontrar soluções efetivas que preservem o meio ambiente”

afirma Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens e organizadora do Fórum Embalagem & Sustentabilidade.

Leia mais em nosso blog:

Não há conteúdo relacionado sugerido para esta matéria.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Assine o Infopack no LinkedIn

Posts Relacionados

Arquivo