Covid19 alavanca mercado de rótulos-bula

Quando se trata de rótulos e etiquetas, todo o espaço disponível é pouco, para abarcar toda a informação necessária ao consumidor. A falta de espaço foi um dos motores para a proliferação de diversos produtos com, digamos, melhor aproveitamento da área.

PUBLICADO

Quando se trata de rótulos e etiquetas, todo o espaço disponível é pouco, para abarcar toda a informação necessária ao consumidor. Os ingredientes, a tabela nutricional, as restrições à saúde (gerais ou a um grupo específico de consumidores), a procedência dos produtos, as certificações da empresa, a marca, instruções de uso, sugestão de outros produtos e assim por diante.

A falta de espaço foi um dos motores para a proliferação de diversos produtos com, digamos, melhor aproveitamento da área. Na área de auto-adesivos, é impensável, por exemplo, não se ter um sistema delam-relam, com a utilização tanto da frente, como do verso adesivado do rótulo.

O rótulo termoencolhível – o chamado sleeve – também tem como uma das principais vantagens o aproveitamento maior, quase total, da área do frasco. É uma decoração 360 graus, literalmente, embora algumas áreas são críticas para a inclusão de textos, em virtude da selagem do tubo ou da contração mais crítica.

A principal solução de rótulos que foca na ampliação do espaço informacional e promocional é o setor de “rótulos de conteúdo expandido” (expanded content label) ou estendido, onde o produto mais notório é o “rótulo-bula”.

O rótulo-bula é especialmente vantajoso justamente em setores que precisam de espaço extra para conter toda a informação legal necessária ao consumidor final, como é o caso da área de agroquímicos, por exemplo.

Com o aumento da demanda de fármacos em função do combate à pandemia, este mercado está enfrentando um crescimento global, a olhos vistos. E, não apenas por isso, mas também por isso, o segmento farmacêutico conhecido como OTC (over-the-counter) – medicamentos que não necessitam de prescrição médica. Imagine como anda o consumo de anti-gripais e vitaminas atualmente?

Há, todavia, um “caroço” no SWOT do mercado de rótulos de conteúdo expandido. Com a evolução tecnológica e disseminação da Realidade Aumentada, é bem provável que alguma fatia do segmento venha a ser substituída por esta extensão “virtual” do rótulo. Espaço tem, para todas as tecnologias.

Sobre o Infopack

O Infopack é um informativo eletrônico produzido pela ProjetoPack em Revista (uma parceria inédita junto ao LinkedIn, com informação complementar à edição impressa e digital, que você pode solicitar a assinatura pelo e-mail revista@projetopack.com. Nosso objetivo é ajudar profissionais e empresas dos segmentos gráfico, de embalagens, rótulos e impressão em geral a receber atualização rápida, técnica e confiável dos fatos mais relevantes a cada semana. Compartilhe com os amigos dentro e fora da plataforma.

Sobre a ProjetoPack

A ProjetoPack & Associados é a maior e mais tradicional empresa de consultoria de impressão da América Latina, com sede em São Paulo, SP e filial em Miami, EUA (ProjetoPack Printing Experts, Inc.). Mediante serviços de consultoria, treinamento, cursos, certificações, eventos técnicos e conteúdo editorial, ajudamos companhias e profissionais a aperfeiçoarem seus conhecimentos e práticas relacionadas à impressão gráfica e industrial. Saiba mais sobre o nosso trabalho solicitando uma apresentação institucional ou uma visita de um de nossos representantes pelo e-mail atendimento@projetopack.com.

Publicado por

Aislan Baer Fundador e CEO da ProjetoPack & Associados; Co-fundador da Inovagraf; Diretor da IDEAlliance Latin América.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados