Chris Horton, chefe do júri do Global Flexo Innovation Awards, fala sobre a premiação deste ano

A Miraclon, que comercializa as soluções KODAK FLEXCEL, está promovendo mais uma edição do Global Flexo Innovation Awards.

A Miraclon, que comercializa as soluções KODAK FLEXCEL, está promovendo mais uma edição do Global Flexo Innovation Awards.

Mais do que um prêmio que reconhece a qualidade de impressão dos trabalhos, o painel de jurados busca reconhecer a inovação e homenagear as empresas que estão na vanguarda da transformação da indústria flexográfica.

Christopher Horton, ex-vice-presidente sênior da SGS, está presidindo o painel de jurados independentes, composto por influenciadores e especialistas da indústria. Como empresário, profissional inovador e executivo, Christopher passou os últimos 30 anos de sua carreira acompanhando o crescimento da indústria flexográfica.

Christopher Horton, ex-vice-presidente sênior da SGS

Abaixo, Chris comenta mais sobre os prêmios, motivos para as empresas participarem e o que os jurados esperam encontrar nos trabalhos participantes.

1. O que é o Global Flexo Innovation Awards e por que as empresas devem se inscrever?

O Global Flexo Innovation Awards é uma premiação “única”  para fornecedores de pré-impressão, gráficas e marcas que buscam destacar trabalhos inovadores que ultrapassam os limites da flexografia. Não olhamos apenas para a amostra impressa; também reconhecemos o valor agregado por toda a cadeia produtiva. Procuramos empresas flexográficas de todos os portes para demonstrar como sua própria abordagem inovadora em relação à impressão flexográfica, combinada com a tecnologia KODAK FLEXCEL NX, permite que se ofereça um valor excepcional.

Em 2018, o primeiro Global Flexo Innovation Awards recebeu mais de 200 inscrições, comprovando que há um grande número de empresas com histórias motivacionais para contar. Para as empresas que estão pensando em participar, é uma oportunidade de comemorar o trabalho árduo e o talento de sua equipe. Além disso, estamos reunindo pessoas com ideias semelhantes para construir relacionamentos e formar uma rede valiosa de especialistas em flexografia.

2. O que os jurados procuram nos trabalhos?

Estaremos avaliando cada inscrição com base em quatro critérios: o grau de criatividade no design gráfico do projeto, a conversão de outros processos de impressão para flexografia, a eficiência do fluxo de trabalho da empresa e o nível de impressão sustentável do projeto.

É fácil ficar animado com uma nova tecnologia, mas temos que lembrar que é um meio para um fim e que não há motivo para investir se você não vai ganhar dinheiro com ela.

É por isso que, além de procurar aplicações exclusivas, queremos ver o que se faz na vida real, no dia a dia, ações inovadoras para aumentar o lucro, fiéis ao trabalho que as empresas produzem diariamente, em vez de serem aplicativos inovadores únicos criados apenas para essa participar do prêmio.

Também gostaríamos de saber como a empresa do participante funciona e quais etapas foram executadas para chegar ao resultado final enviado para o prêmio. Então, por exemplo, por que uma tinta específica foi usada? Como foram reunidas as necessidades técnicas da embalagem? Como a configuração flexográfica possibilitou maior eficiência? Se não tivermos uma ideia da jornada criativa, será mais difícil para nós julgar o trabalho.

3. O que você mais gosta em ser um juiz do Global Flexo Innovation Awards?

Apesar de trabalhar na indústria flexográfica há mais de 30 anos, sempre fico surpreso com o talento e a inovação. O que mais gosto em julgar os prêmios é ver como cada inscrição tem uma visão diferente dos critérios e produz algo que é único.

Também me sinto extremamente honrado por trabalhar com um painel de especialistas do setor com a vasta experiência que eles têm, e adoro ouvir as discussões e a colaboração que ocorrem durante o processo de julgamento enquanto determinamos as análises dos vencedores. Tenho certeza de que vou aprender muito com eles durante o processo de julgamento.

4. Se você tivesse que dar três dicas importantes para uma empresa que está pensando em se inscrever no Global Flexo Innovation Awards, quais seriam elas?

Saiba o que o torna especial – e conte-nos. No ano passado, uma inscrição chamou a atenção dos jurados por seu uso criativo de design em embalagens de rações para animais de estimação. Normalmente, nesse tipo de embalagem, você colocaria uma camada de tinta sólida branca antes das outras cores de tinta. Esta empresa eliminou o branco atrás da imagem dos olhos do animal de estimação, imprimindo diretamente na folha e fazendo os olhos brilharem. Foi um uso muito interessante de design criativo.

Em segundo lugar, defina seus padrões mais altos. Este ano, o julgamento será mais rigoroso, pois temos um nível mais amplo e profundo de experiência em nosso painel, que inclui especialistas técnicos, acadêmicos, gerentes de marca e pesquisadores. Como resultado, cada inscrição será examinada sob várias perspectivas para medir seu impacto holístico na cadeia de valor. Estamos tentando demonstrar como o processo de flexografia continua a inovar e crescer, e a se tornar uma ferramenta mais poderosa. Por isso, estamos ansiosos para ver as inscrições que estão impulsionando o nível em termos de qualidade do conteúdo enviado.

Em terceiro lugar, apoie-se nos fatos. Espero ver apresentações mais detalhadas que demonstrem claramente como a flexografia moderna, com a tecnologia FLEXCEL NX, está agregando benefícios concretos para os resultados financeiros de cada empresa participante, bem como para toda a cadeia de valor. Como evidência de como as marcas chegaram à amostra final enviada, gostaríamos de ver exemplos de impressões produzidas e os processos anteriores que usavam. Dessa forma, podemos realmente avaliar o processo de conversão do início ao fim.

Por fim, como algumas inscrições deram apenas uma quantidade mínima de informações, tivemos que voltar várias vezes para obter mais detalhes, enquanto as empresas que forneceram; por outro lado, as empresas que forneceram mais informações tiveram uma chance maior de sucesso.

5. Você pode comentar sobre algumas das tendências mais amplas dentro da indústria de impressão flexográfica, como elas evoluíram desde a última premiação e como você espera que se reflitam nas inscrições dos prêmios deste ano?

A sustentabilidade é um fator-chave na indústria flexográfica, com muitas gráficas e marcas adotando uma abordagem mais sustentável. Um critério-chave na premiação é termos uma visão geral da estratégia de negócios do participante em relação à sustentabilidade, como ela foi inserida no projeto (por exemplo, materiais sustentáveis, tintas, redução de resíduos, etc.) e como eles estão aumentando seu diálogo com os clientes sobre esse assunto.

A segunda tendência-chave está bem ligada à sustentabilidade – a evolução dos substratos usados ​​para impressão flexográfica. As empresas já estão trabalhando com vários substratos diferentes, incluindo papelão ondulado, papel, papel alumínio e filmes plásticos, mas na premiação esperamos vê-los trabalhando com alguns novos substratos, como materiais recicláveis, e entender como o processo flexográfico moderno atende os desafios que vêm com esses substratos.

Nos últimos anos, também vimos o aumento do comércio eletrônico, o que levou muitas marcas a reavaliarem suas estratégias e olhar além das lojas físicas, considerando projetos diferentes para seus produtos e embalagens para promoções online e envio ao consumidor.

Estou surpreso em ver como isso está impactando as estratégias de nossos participantes e como eles estão implementando isso em seu design e produção de impressão e embalagem.

A Flexo está em uma trajetória ascendente há várias décadas e, embora a crise do Covid-19 certamente tenha impactado a indústria, também mostrou o quão resiliente e adaptável o mercado pode ser. Um dos principais usos da impressão flexográfica é a criação de embalagens descartáveis, cujo uso aumentou drasticamente por razões de higiene.

Estou ansioso para julgar os prêmios novamente neste ano, e ver como as empresas evoluíram e inovaram, e, como durante a crise, conseguiram manter e fazer crescer seus negócios, pois acredito que é aí que reside o verdadeiro talento.

O Global Flexo Innovation Awards é uma grande oportunidade para os fornecedores de pré-impressão, gráficas e marcas que usam flexografia serem reconhecidos por sua inovação e criatividade; então, eu encorajo todos os que ainda não se inscreveram isso a baixar um formulário em www.transformingflexo.com e enviar sua inscrição. O painel de jurados analisará as informações eletrônicas da inscrição antes do julgamento e, então, poderá solicitar informações adicionais. Portanto, inscrições antecipadas são importantes.

6. Designers e profissionais gráficos brasileiros são conhecidos mundialmente por sua criatividade. Especificamente, o que você pode comentar sobre as inscrições do Brasil (e da América Latina) para trabalhos usando as soluções KODAK FLEXCEL no Global Flexo Innovation Award?

Recebemos o maior número de inscrições da América Latina, o que é uma clara indicação da inovação e competitividade do setor na região. A competitividade deve ser considerada tanto no sentido de negócios, quanto na disposição de vencer e mostrar ao mundo o que eles podem fazer.

Todas as inscrições que recebemos da região seguiram de perto as tendências globais em torno da eficiência na impressão, gama de cores estendida, conversão de outras tecnologias como gravura para flexografia – indicando claramente o uso dos recursos da flexografia moderna. Também vimos inscrições na região, como no resto do mundo, mostrando como a flexografia pode ser eficaz em tiragens curtas para impressão promocional possibilitando a realização de novos designs de forma mais rápida, eficiente e sem comprometer a qualidade de impressão.

Estou familiarizado com a criatividade dos designers brasileiros de sua experiência anterior e estou ansioso para ver mais trabalhos criativos e inovadores na competição deste ano também.

Publicado por:

PARLA! Assessoria – Paulo Stucchi – 11 3413-4416

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