Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Arquivo > A Pré-Impressão não morrerá

A Pré-Impressão não morrerá

  • 17/04/2017
  • | 22:29

Acreditem quando afirmo que a pré-impressão é o setor do inteiro ciclo produtivo da comunicação gráfica que mais sofreu transformações ao longo das últimas cinco décadas. Transformações tão radicais que podem induzir a pensar que seu futuro é a extinção, como alguém já sentenciou!

Não é nada difícil para as gerações que atuavam na área já nas décadas de 60 e 70 lembrar como era o sistema planetário gráfico, ao centro o cliente, evidente, e, em volta, o mundo da impressão, do fotolito, hoje pré-impressão, do acabamento, hoje pós-impressão, e da foto composição, hoje extinta. Imagine como era fácil coordenar todos e tudo para se ter o produto final!

Entrega para o fotolito, leva filmes e provas para a gráficas, leva tudo para a empresa de acabamento e reze para não faltar algo no recebimento final.
Lembro muito bem, eu estava lá, uma simples página de revista em 4 cores com 3 imagens e duas aplicações de fundos lisos demandava pelo menos 5 dias de trabalho contando com as idas e vindas das correções e aprovações de provas por parte do cliente. Pela complexidade dos processos, a empresa de fotolito era maior que gráfica, não dificilmente superava os cem funcionários. O recorde, se bem me lembro, foram quase 700 considerando 3 diversas plantas.


O universo da pré-impressão era povoado de gigantes de aço, como alguém definiu, equipamentos como máquinas fotográficas, ampliadores, prensas de contato e de cópia, prelos de provas, mesas de montagem e retoque operados por verdadeiros artistas especialistas com tarefas produtivas impensáveis hoje.


Pela dificuldade da comunicação e informação, não existia a internet, lembrem, passou despercebido aos “fotoliteiros” o lançamento por parte da alemã Hell do primeiro scanner Cromagraph em 4 cores! A chegada dos scanners eletrônicos nos anos 80 foi o primeiro e fundamental indicio da duradoura revolução tecnológica prestes a acontecer. Poucos ou muito poucos acreditaram que algo pudesse mudar por causa do altíssimo custo dos equipamentos. É logico que a proliferação dos scanners foi inevitável tanto pelo aumento de produtividade como pela possibilidade de redução do orgânico da empresa e o ganho de produtividade. Primeiras vítimas, os fotógrafos seguidos de perto pelos retocadores, as elites do fotolito.


Em uma outra dimensão paralela à nossa e desconhecida até então, aconteceu algo que transformaria profundamente a indústria gráfica.

1980 – É publicada a especificação da Ethernet

1981 – IBM PC entra no mercado como computador pessoal

1982 – É fundada a Adobe, a Sony lança o primeiro monitor Triniton

1983 – Apple Lisa introduz uma interface gráfica e o mouse

1984 – Apple lança o Macintosh e Adobe apresenta o PostScript

1985 – Steve Jobs investe na Adobe para desenvolver um controlador PostScript para a Apple LaserWriter. De nada adiantaria sem um terceiro partner, Aldus uma pequena empresa que criou um aplicativo para o sistema, o Page Maker. Linotype fornece as fontes Helvetiva e Times e desenvolve a primeira imagesetter, Linotronic 300.

Não demorou muito para a nova e revolucionária tecnologia encontrar o terreno fértil no mercado gráfico permitindo o surgimento e proliferação dos birôs de serviços que, se de um lado revolucionaram, graças ao PostScript, os processos produtivos, contribuíram, do outro, para a morte de tantas empresas que, agarrados às raízes do famoso pensamento de que “isso não vai funcionar e não tem futuro”, não investiram, tornando-se improdutivos de tal maneira que não tiveram muitas escolhas a não ser fechar as portas.

Lembro muito bem de uma declaração dada por um diretor de uma empresa que não mais existe “ Muitos fotolitos faliram porque não perceberam as mudanças tecnológicas e não tinham alternativas para oferecer ao cliente”.
Sentença ainda validíssima para os dia de hoje, não acham?

Foram anos de mudanças radicais nos processos e principalmente no conhecimento operativo.
Adeus montadores, “contateiros”, “prelistas” e copiadores.

Tenho certeza de que poucos tem a exata ideia de quantos, lamentavelmente, ficaram desempregados por não aprimorar seu conhecimento.

Foi necessário treinar novos operadores no uso de computadores e softwares, não sempre fácil, nas novas linguagens, PostScript, PostScript Encapsulado, arquivos de Corel, de PageMaker, de QuarkXpress, de PhotoShop, TIFF mais tarde Jpeg e o salvador PDF. Como foi difícil aprender a “fechar arquivos” para evitar os conhecidos “paus de fontes” e imagens em baixa e em RGB.

Foram tempos difíceis, mas importantíssimos para entender as tecnologias vindouras. De fato, pouco durou a tranquilidade porque na Drupa de 90 apareceu o CtP, Computer to Plate, que eliminando a necessidade do filme prospectava um aumento de produtividade, redução dos custos pelo fim das imagesetters, processadoras, químicos e, novamente, funcionários.

A pré-impressão em mais nada lembrava o antigo fotolito, nem fisicamente, nem geograficamente, nem tecnologicamente e menos ainda como conhecimento.
Bastavam, basicamente, um scanner, um computador, softwares, rede e sistema de prova digital para se ter um departamento de pré-impressão.

Não obstante as mudanças de tecnologia, ferramentas e processos, o fluxo de trabalho da pré-impressão continuava isolado do resto da empresa e não havia comunicação se não verbal e escrita com as áreas de impressão, pós-impressão e administração.

Eis, porém que uma nova e disruptiva tecnologia aparece no nosso horizonte, a fotografia digital que em poucos anos, a despeito dos incrédulos, suplantou a maquinas fotográfica com filme e, e claro, mais uma vez refletiu na pré-impressão. Basta com os monstruosos gigantes de aço, como eram definidos os scanners, e com os operadores, por consequência, a imagem já chega prontinha! Graças à experiência adquirida até então, não foi muito difícil conhecer e gerir as variáveis técnicas das imagens digitais.

A história não acaba aqui.

Enquanto o mercado como um todo tentava absorver as tecnologias, reestruturar-se, preparar os operados, organizar o fluxo de trabalho como um todo e tentar sonhar, finalmente, em lucros, poucos perceberam como uma outra tecnologia, tão revolucionária quanto a fotografia digital, iria modificar incisivamente o mercado e, claro, a pré-impressão. Era 1990 quando a Xerox apresentou a DocuTech 135, um “dispositivo”, como foi definido na época, que, combinando três diferentes tecnologias – escaneamento em alta resolução, formação digital da imagem via laser e a xerografia, permitiria substituir maquinas, processos e pessoal.

Nascia a impressão digital que não teve vida fácil no começo. Atingir a qualidade do offset era como achar o pote no fim do arco íris e constituía a barreira protetiva e defensiva dos céticos. Na Drupa do ano passado, porém, todos tiveram a oportunidade de constatar que o pote com ouro existia de verdade. Horizontes até então intocados e sequer imaginados se abriram mostrando um universo de novas oportunidades em diversos mercados que necessitavam desesperadamente de curtas e curtíssimas tiragens, personalizações e customizações, diversidade de substratos e formatos.

Me permito dizer que isso abriu as portas da indústria Gráfica para a integração com o mercado de multimídias em desenvolvimento.

A pré-impressão teve de se adaptar, mais uma vez, às novas exigências do mercado perdendo obrigatoriamente o isolacionismo. Torna-se o centro nevrálgico da empresa, a porta de entrada dos trabalhos, do controle, da preparação dos arquivos, da comunicação com os clientes das provas físicas e remotas, softproof, do envio dos arquivos digitais para a impressão interna alimentando os sistema MIS com as informações necessárias.

Uma campanha publicitária atual, podendo prever outros processos de impressão ou acabamento, necessita de conhecimento até então restritos a uma área. Não se trata da necessidade de aumentar a quantidade de equipamentos ou funcionários, mas de aumentar a qualidade dos operadores para atender as mais diversas necessidades do cliente.

Compare o conhecimento de um operador do passado com um atual, especializado em pré-impressão e ter de preparar arquivos para um catalogo, um livro, uma revista, uma embalagem em rígido ou flexível, para indústria cerâmica e têxtil etc.

Quanto conhecimento, onde busca-lo, a que preço e em quanto tempo são respostas que deixo aos empresários.

A pré-impressão não morrerá, acreditem. Mesmo que os equipamentos modernos sejam equipados com sistemas de Inteligência Artificial com processo de autoaprendizagem e softwares mais automáticos, nunca poderão dispensar um operador inteligente e, sobretudo, nunca entenderão o que significa azul, vermelho, amarelo e preto.

Compartilhe isso:

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

Gráficas em todo o Brasil começam a fechar por falta de capital de giro

ABIEF publica vídeo sobre o papel do plástico na preservação à vida

Braskem abre linha de crédito adicional de R$ 1 bi para clientes da cadeia do plástico

Klabin adquire negócio de embalagens da IP por R$ 330 mi

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo