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Página Inicial > Insights > Arquivo > A decisão de implantar o gerenciamento de cor tem de vir de cima

A decisão de implantar o gerenciamento de cor tem de vir de cima

  • 17/04/2017
  • | 22:16

Os primeiros sistemas de gerenciamento de cor foram implantados no Brasil há mais de uma década. Por que parte do mercado ainda desconhece esse processo?

Sidney Silveira — Durante muito tempo foi vendida aos gráficos uma ideia que não era correta em função do desconhecimento do mercado do que era o processo, incluindo os próprios fornecedores. Pensava-se em gerenciamento de cor por partes. Só o monitor, só a impressora offset, partes isoladas. Mas a gestão da cor começa no monitor e vai até a impressora, envolve um conjunto de ações. Hoje o segmento gráfico começa a enxergar o processo dessa forma. Além disso, há mais ferramentas disponíveis, com preços mais acessíveis, viabilizando o gerenciamento da cor. Os cases de sucesso estão aparecendo aqui e ali, mostrando os benefícios práticos do gerenciamento da cor, não só com relação à qualidade e repetitibilidade da impressão, mas sim redução do tempo de set up e economia de insumos como a tinta. O gráfico está percebendo que só será mais produtivo se for mais eficiente e o gerenciamento de cor está deixando de ser um bicho de sete cabeças. Porém, temos muito que evoluir. Falando como diretor da Starlaser, não percorremos nem 5% do mercado.

Quando a gráfica começa a pensar em gerenciamento de cor?

SS – Tirando as gráficas de ponta, que tradicionalmente saem na frente em termos de tecnologia, a gráfica corre atrás disso quando os problemas aparecem, como no momento em que um cliente importante devolve um material porque a cor está fora das especificações, ou quando sentem-se pressionadas por clientes que estão exigindo o cumprimento de padrões mundiais. O gráfico fica entre perder um GRANDE CLIENTE , por exemplo, e investir 70, 100, 200 mil reais em um sistema de gerenciamento de cor. O sistema ainda é visto como um item caro. Só que uma gráfica com impressão rotativa consegue recuperar esse investimento em um mês e meio. Ela imprime melhor, gasta menos papel e outros materiais, polui menos o meio ambiente.

A nova geração de empresários gráficos vem com uma cabeça mais aberta, compreende melhor a função do gerenciamento de cor.

O gráfico da velha guarda tem dificuldade de investir em sistemas que não deem resultados diretos?

SS – É, ele não investe porque é intangível. Eu brinco aqui com o pessoal. Dá vontade de comprar uma geladeira, colocar o software lá dentro e então entregar para o cliente. Procuramos mostrar para as gráficas que às vezes nem é preciso adquiri mais uma máquina impressora, que a agilidade e a redução no set up proporcionadas pelo controle do processo pode permitir que ele tenha a mesma capacidade produtiva com um número menor de equipamentos.

Outro mito é que gerenciamento de cor é só para gráfica grande. Atualmente existem soluções para todos os bolsos, para gráficas pequenas, médias e grandes. Digo que não demora muito e o gerenciamento de cor será como curso de pós-graduação: você faz para continuar no mercado de trabalho e não mais como um diferencial no currículo.

O gerenciamento de cor será como curso de pós-graduação: você faz para continuar no mercado de trabalho e não mais como um diferencial no currículo.

Vamos imaginar que eu tenho uma gráfica e quero implantar o gerenciamento de cor. Por onde começar?

SS – Há duas formas de começar. A primeira é padronizar a impressão, e junto com isso vem o treinamento. Não vendemos produtos sem treinar a equipe da gráfica para que se torne autossuficiente. Os funcionários são treinados in loco, aprendendo desde informações básicas sobre teoria da cor, até a operação do software. Você vai precisar de um densitômetro, de um espectrofotômetro e do programa que faz o controle do processo na pré-impressão, gerenciando variáveis como ganho de ponto e trapping. Isso pensando em impressão offset.

Você pode preferir começar pelas provas, padronizando-as para que sigam os padrões internacionais da norma ISO 12647(offset) e fazendo que com se tornem uma referência real. Você vai precisar de uma impressora digital jato de tinta(profissional) com pelo menos oito cores, um espectrofotômetro e o software para gerenciamento das provas. A gráfica terá de ter, também, um monitor profissional, que permita ajustes finos, possibilitando ao operador visualizar na tela o mesmo que será reproduzido pelo sistema de prova.

Vencida essa primeira etapa, a gráfica deseja aprimorar o controle do seu processo produtivo. Qual é o passo seguinte?

SS – Ela pode trabalhar com dois softwares que atuam em frentes diferentes: na otimização do uso da tinta e na automação do ajuste dos arquivos. O primeiro programa permite a redução da carga de tinta usando algoritmos que compensam o preto através do CMY. Essa compensação torna a impressão mais nítida, mais limpa, pois usa uma carga menor de tinta. É possível reduzir em até 30% a carga de tinta sem mudar o tom da cor. O software controla isso no momento em que o arquivo está sendo ripado. Mas é preciso estar com a manutenção da impressora offset em dia.

O outro software, que também roda quando o arquivo é ripado, faz a separação e os ajustes nos arquivos com relação à cor. Se você der o mesmo arquivo para três operadores diferentes, cada um vai fechar o arquivo de uma forma. Esse software equilibra a cor em arquivos que compõe um mesmo produto. Através de um único comando, o operador pode mudar os parâmetros de cor do arquivo de um trabalho que seria impresso em offset e que agora será produzido em flexo. O programa pode seguir padrões prévios ou estabelecidos pela gráfica. Pensando em parques gráficos híbridos, é esse software que vai permitir que um mesmo arquivo seja impresso em offset e digital com resultados semelhantes.

Cumprindo todas essas etapas, o gráfico terá segurança de que o que ele vê no monitor é exatamente o que será impresso. Erros podem acontecer, mas você diminuirá as variáveis.

Quanto tempo demora todo esse processo?

SS – 15 dias, se estivermos falando em uma única impressora, trabalhando com o mesmo papel e com a mesma tinta. Sim, porque não há padronização se a cada dia a gráfica trabalha com fornecedores e insumos diferentes, ou não controlados

Mas para a implantação do gerenciamento de cor dar certo o apoio do dono, do gestor da gráfica, é imprescindível. A decisão tem de vir de cima para baixo.

Por quê?

SS – Porque se a decisão não for firme o processo pode ser prejudicado por um ou outro funcionário que não quer mudanças em sua rotina. Desculpas como ‘estava com pressa e não medi a densidade’ são comuns e comprometem o cronograma de implantação, assim como não medir a solução de molha, trabalhar cada dia com uma tinta, deixar o espectrofotômetro guardado na sala do diretor e tantas outras práticas. O controle do processo produtivo é fundamental. É preciso trabalhar com fornecedores confiáveis e controlar a qualidade das matérias-primas que entram na gráfica. Isso tanto para offset, quanto para flexo, roto ou digital.

E depois que está tudo funcionando corretamente é preciso continuar monitorando para que o processo se mantenha alinhado.

Quando os resultados começam a aparecer no caixa da gráfica?

SS – O ganho em produtividade vai depender da gráfica e de como era o seu processo produtivo antes do gerenciamento de cor. Indicativos vêm da comparação, por exemplo, do número de folhas usadas no ajuste da máquina antes e depois, que tende a cair, do tempo de set up, que também diminui. Essa conta pode ser feita de outra forma. O controle do processo e o gerenciamento de cor podem, por exemplo, evitar que um trabalho de R$ 500 mil seja devolvido, queimando a gráfica com aquele cliente que representa nada menos que 60% do seu faturamento. Costumo exemplificar para ficar bem claro, imagine um motorita de taxi que a cada passageiro que pega o carro precisa esquentar ½ hora. Assim que a maioria das gráficas trabalham. A cada trablaho impresso o tempo de set up muitas vezes é maior que o tempo de impressão. Então eu pergunto: a solução que vendemos é cara ou a visão do empresário é limitada? Gasta-se milhões com equipamentos e muito pouco em softwares , treinamento e consultoria. Permitimos que uma pessoa mal preparada “pilote “ uma flexo de 5milhoes e não damos nossa BMW de 500mil na mao de qq um. Isso sim é um inversão de valores.

Qual o comprometimento do fabricante do software nesse processo.?

O fabricante da solução dá todo suporte no desenvolvimento e atualização do produto criando novas aplicações , inclusive criando planilhas de R.O.I. onde fica evidente o resultado do investimento. Uma coisa que eles pecam é o credenciamento de qq empresa para revenderem seus produtos criando competição desnecessária, gerando margens baixas , desmotivação e consequentemente um pós venda sofrível pelo desinteresse e falta de M.O qualificada. O Brasil e diria até a AL são mercado atípicos, pois são carentes de formação de M.O, volume baixos, conhecimento técnico do gestor limitado( ex:sempre trabalhei assim) falta de um politica de treinamento. Isso deve-se a razões culturais, estrutura de pessoal enxuta, achar que já sabemos tudo, não valorizamos treinamento / consultoria e o momento econômico que passamos. Nesse caso acredito que a culpa seja de todos empresário, funcionário e fabricante. Está mais do que na hora de criarmos empresas fortes com corpo técnico preparado evitando de aprender nas instalações dos clientes e dando condições as empresas produzirem mais e melhor num ambiente extremamente competitivo.

Como bem sabemos quantidade e preço nunca foi sinômino de qualidade oe de bons serviços.

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