Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Carreiras
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Arquivo > A “cultura”​ brasileira nos dias atuais explica porque estamos indo pro buraco? Ô se explica!

A “cultura”​ brasileira nos dias atuais explica porque estamos indo pro buraco? Ô se explica!

  • 29/01/2017
  • | 17:58

Adianto aos amigos o editorial que acabo de escrever para a primeira edição do ano (Jan/Fev 17) da nossa revista. Gostaria de ouvir a opinião dos colegas para que eu possa incluir algo em sua última revisão. Abraços a todos, Aislan.

Grande parte dos problemas do nosso país (e das nossas empresas) se resume à “falta de cultura”. Essa suposta ausência acarretaria, dentre tantas outras implicações negativas, na supressão de uma identidade nacional ou no sentido de unidade de um grupo qualquer.

Existem incontáveis acepções para a palavra cultura. Uma das mais recorrentes e de âmbito generalista foi formulada pelo antropólogo britânico Edward Burnett Tylor, um autêntico representante do evolucionismo social: “cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

O hábito da leitura é uma parte importante na formação cultural. Uma pesquisa recente intitulada “Retratos da leitura” apontou que 44% da população brasileira não lê e que 30% jamais comprou um livro. Um relatório ainda mais atual (editado no fim de dezembro do ano passado por uma empresa de pesquisa de mercado e estudos sobre o setor editorial, a GFK) listou os 10 livros mais vendidos no Brasil em 2016. Quatro, dos dez livros da lista foram escritos por “YouTubers” (em sua maioria, adolescentes contando as peripécias para criar um Vlog), outros dois são religiosos e o restante, romances no bom estilo “Cinquenta Tons de Cinza”.

Ou seja: os 56% dos brasileiros que leram o irrisório índice de 1,7 livros ao longo do ano (nas palavras do próprio ministro da Cultura, Juca Ferreira, um índice “vergonhoso”) preferiram RezendeEvil, AuthenticGames e Kéfera Buchmann a Leo Tolstoy, Mark Twain e Charles Dickens (ou João Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado, como queira).

1. “Como Eu Era Antes de Você” – Jojo Moyes – 291.190 exemplares vendidos;

2. “Ruah” – Padre Marcelo Rossi – 200.368 exemplares vendidos;

3. “Depois de Você” – Jojo Moyes – 179.822 exemplares vendidos;

4. “Autenthic Games – Vivendo uma Vida Autêntica” – Marco Túlio – 116.204 exemplares vendidos;

5. “Dois Mundos, um Herói” – RezendeEvil – 100.499 exemplares vendidos;

6. “Philia Padre” – Marcelo Rossi – 93.999 exemplares vendidos;

7. “Muito Mais que 5inco Minutos” – Kéfera Buchmann – 91.501 exemplares vendidos;

8. “A Coroa” – Kiera Cass – 90.422 exemplares vendidos;

9. “Grey” – E.L James – 85.977 exemplares vendidos;

10.  “Segredos da Bel para Meninas” – Bel & Fran – 84.795 exemplares vendidos.

Ouvir boa música também é um fator preponderante na formação cultural do indivíduo. Das 10 mais tocadas nas rádios brasileiras em 2016, reinou absoluto o estilo sertanejo comercial, seguido do funk “proibidão”. A campeã nacional, com 70 mil e seiscentas execuções, “Seu Polícia” (da dupla Zé Neto & Cristiano) conta a um policial fictício, em quatro estrofes que se repetem indefinidamente, que “os vizinhos estão reclamando do som alto, mas pode mandar a multa que ela vai ser paga”. Uma típica desilusão amorosa que justificaria transgredir a lei do silêncio e dirigir alcoolizado.

Estamos cada vez dedicando mais tempo de vida à internet e redes sociais. O que procuramos e como interagimos com as pessoas é, decerto, parte integrante desse caldo cultural. Em 2016, enquanto o mundo procurou no Google por informações sobre as eleições americanas, as Olimpíadas, a saída da Inglaterra da União Européia (Brexit), o atentado de Orlando e o Zika Virus, os brasileiros garimparam por informações sobre o bloqueio do Whatsapp, Big Brother Brasil, MC Bin Laden e o significado da palavra “Crush”.

(Informações detalhadas das buscas no Google que fizemos em 2016 podem ser obtidas no site: http://www.google.com.br/trends).

Segundo o próprio Facebook, 45% da população brasileira acessa a rede social mensalmente (92 milhões de pessoas). Gastamos, em média, 50 minutos por dia no site de Mark Zuckerberg – o que significa mais de 6% do tempo útil. Se somarmos esta cifra ao tempo empregado para ler e-mails e mensagens em serviços como o Whatsapp, é possível inferir que o brasileiro médio gasta mais tempo conectado do que fazendo exercícios, comendo ou em qualquer outra forma de lazer. A informação recebemos ou compartilhamos lá, portanto, é boa parte de nosso acervo cultural em médio e longo prazos.

Em 2016, a página mais curtida pelos brasileiros no Facebook foi a do craque do futebol Neymar Junior. Enquanto escrevia estas linhas, as últimas postagens eram ou mensagens publicitárias (de lâmina de barbear a aplicativo para gerar emojis com a cara do jogador) a fotos pessoais do atleta.

Sobre a tal “moral, leis e costumes” citados na definição de cultura, um último comentário contextualizado em uma breve cronologia:

– Há duas semanas, o país escandalizou-se com um “acidente” aéreo que pôs em xeque o destino da Lava-Jato – o maior escândalo de corrupção da história moderna em âmbito mundial. Não faz ainda uma semana quando o “ex brasileiro mais rico do mundo”, “ex ícone do sucesso empresarial nacional”, “ex estandarte do empreendedorismo e filantropia” Eike Batista está foragido por crime de corrupção. Há exatamente um dia, o novo prefeito com menos de um mês no cargo, João Dória Junior, enfrenta pesadas críticas nas redes sociais (aquelas em que passamos mais de 6% do dia) por ter removido pichações de monumentos e obras públicas e, ocasionalmente, coberto algum grafite.

Pela primeira vez até onde me lembro, vejo gente se manifestando a favor da “cultura”. Pela liberdade de expressão e o direito de descaracterizar (e emporcalhar) o patrimônio público ou privado.

Lamentavelmente, é este conjunto de coisas que o brasileiro tem respirado e chamado de cultura. Quando a consumimos, é pouco, quase nada, e com qualidade questionável. Quando a defendemos, invertemos os valores. E assim, emburrecemos mais a cada dia que passa. Mas tudo bem, afinal, “tá tranquilo, tá favorável”.

 
Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

Gráficas em todo o Brasil começam a fechar por falta de capital de giro

Braskem abre linha de crédito adicional de R$ 1 bi para clientes da cadeia do plástico

Klabin adquire negócio de embalagens da IP por R$ 330 mi

ABIEF publica vídeo sobre o papel do plástico na preservação à vida

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link

Carreiras

O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo