Pular para o conteúdo
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Agenda
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
  • Quem Somos
  • Indústrias
  • Serviços
    • Certificações
    • Consultoria
    • Diagnósticos
    • Treinamentos
    • Consórcio Empresarial
  • Agenda
  • Blog
    • Artigos
    • Conteúdo restrito
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fusões e aquisições
    • História
    • Infopack
    • Lançamentos
    • Opinião
    • Outros
    • PackLessons
    • ProjetoPack em revista
    • Treinamentos
    • Vagas
  • Revista
    • Sobre a Projeto Pack em Revista
    • Assine Revista Projeto Pack
    • Anuncie na ProjetoPack
    • Acesse a ProjetoPack em Revista
  • Contato
  • pt_BR
  • en_US
Conteúdo para Assinantes
Conteúdo para Assinantes

Página Inicial > Insights > Arquivo > Mundo digital já determina novas tendências de consumo

Mundo digital já determina novas tendências de consumo

João Carlos de Oliveira, presidente do GS1 Brasil, na abertura do Brasil em Código 2018, cujo tema central foi “Tudo conectado a tudo” [...]
  • 10/08/2018
  • | 11:12

Liliam Benzi* participou do Brasil em Código a convite da GS1 Brasil.

Desde 2015, a GS1 Brasil (www.gss1br.org) divulga, durante seu mega evento anual – Brasil em Código, os resultados de uma ampla pesquisa que monitora as tendências de mercado brasileiro relativas à cadeia produtiva e suas conexões, desde a indústria até o consumidor final. O estudo é dividido em duas frentes – Consumidores e Empresas – e a edição 2018 foi realizada entre os meses de maio e junho.

“A pesquisa Consumidores traz uma visão de como o brasileiro tem utilizado a tecnologia a seu favor para buscar a melhor relação de consumo e como isso influencia em seus hábitos e nas tomadas de decisão. Em paralelo, a frente Empresas tenta entender que ações têm sido tomadas e o que tem sido priorizado para atender a esse consumidor que está cada vez exigente e mais ávido por informações”, explica João Carlos de Oliveira, presidente do GS1 Brasil. Com isso, a entidade acaba divulgando as principais tendências que irão impactar não só o varejo, mas a indústria nacional.

A pesquisa de 2018 identificou que as pessoas – de todas as idades e em todos os mercados – estão construindo suas próprias identidades mais livremente do que nunca. Os consumidores cada vez mais escolhem que produtos e serviços comprarão e com que marcas se identificam mais, tendo como base seus valores e estilo de vida.

“Ao buscarem informações sobre produtos e marcas, estes consumidores acabam tecendo uma rede não linear: navegam em vários sites, vão até as lojas físicas, podem voltar para o online ou para o celular e podem repetir estas trajetórias algumas vezes, criando diversos momentos de escolhas”, pontua Oliveira.

A pesquisa da GS1 demonstrou que os consumidores brasileiros utilizam, em média, três canais diferentes para buscar informações, sendo os mais utilizados: internet (75%), aplicativos (37%) e redes sociais (37%). Neste último, eles consideram a opinião e a experiência de outros internautas para decidir sobre um determinado produto.

O poder do celular

Toda essa mobilidade transformou o smartphone em um centro de informações que acaba criando um consumidor omnichannel, que transita livremente e confortavelmente entre os canais online e offline. E é aí que reside a oportunidade para as marcas criarem um diálogo mais forte com seus compradores, influenciando-os na tomada de decisão baseada em informações sobre seu comportamento.

A pesquisa identificou que mais de 80% dos consumidores já usam o smartphone para buscar informações sobre os produtos, mesmo que eventualmente. As buscas vão desde a comparação de preços (92%) e acompanhamento do prazo de entrega do e-commerce (91%) até a composição dos produtos (85%).

Mas apesar da procura por informações ser descentralizada, a compra ainda tem um caráter pessoal o que justifica o fato de 68% dos consumidores ainda preferirem a compra presencial. Segundo o Presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, “o que determina a preferência pelo canal online ou físico é, na maioria dos casos, o produto que está sendo buscado. Itens de maior valor agregado tendem a ser buscados online, já no caso de alimentos frescos como pães, frutas e verduras, a preferência é pela compra na loja.”.

E a embalagem não fica de fora neste cenário de conectividade. Cresce a atenção que a indústria e o varejo dão a tecnologias emergentes ligadas a embalagens inteligentes e a padrões de acesso a informações adicionais. O consumidor também se atenta às embalagens inteligentes como uma forma de conseguir informações básicas, mas essenciais, sobre o produto – data de validade, receitas, disponibilidade em estoque, etc.

Assim, as marcas precisam estar atentas às novas formas de interação entre produtos e consumidores e a embalagem pode fazer esta conexão ao monitorar e oferecer dados sobre a trajetória do produto em toda a cadeia de suprimentos. Esta demanda é ainda maior – 78% dos entrevistados – quando os itens em questão são alimentos e medicamentos.

Empresas preparadas

Com o aumento da preocupação das pessoas com o que consomem, muitas empresas já investem em soluções para avançar na qualidade de dados sobre seus produtos. Estas empresas já entenderam a importância de uma informação padronizada em todos os elos da cadeia de suprimentos.

“Contudo, ainda há problemas decorrentes da inconsistência no cadastro”, lembra João Carlos de Oliveira, Presidente da GS1 Brasil. Segundo ele, cerca de 30% das empresas entrevistadas no estudo do órgão enfrentam compras e carregamentos emergenciais gerados por erro no cadastro dos produtos; 26% delas reportaram atrasos na entrega para o varejo/distribuidor pelo mesmo motivo.

Mas todas concordam: um dos principais temas da transformação digital é o big data, ou seja, um grande volume de informações que pode trazer direcionamentos para a precificação, racionalização das operações e maior integração na experiência omnichannel. Mas as empresas precisam entender que a disponibilidade dos dados não garante a assertividade da informação.

Para que o consumidor possa transitar livremente, o fluxo de informações deve acontecer sem costuras; é preciso lembrar também que o impacto da falta de qualidade das informações permeia toda a cadeia. Os erros mais comuns são duplicidade de produtos e erros de pedido de compras, divergência da informação entre a área de vendas e as demais áreas da empresa, estoques virtual e físico desatualizados, além de problemas no gerenciamento de categorias e ruptura de gôndola.

O estudo da GS1 Brasil apontou que os setores alimentício, industrial e de saúde já adotam ações diferenciadas para garantir a qualidade das informações na cadeia. Quase 90% das empresas do setor de alimentos, por exemplo, têm o controle da data de fabricação e da validade dos produtos, No setor industrial, 75% das empresas identificam os produtos no cadastro de forma única e também identificam as empresas que recebem seus produtos. E na área de saúde, 87% exigem a rastreabilidade até o ponto de venda.

Conscientes dessa necessidade, algumas empresas identificaram pontos estratégicos de atuação para se prepararem para o futuro e já traçaram um plano de trabalho para esses pontos nos próximos dois anos. 62% das empresas entrevistas, por exemplo, já estão se preparando para ter uma infraestrutura para integração de todos os canais de venda e comunicação; 54% acreditam na importância de ter uma estratégia clara da diretoria para a integração das informações; e 53% preparam a empresa para atuar em todos os canais de venda e atendimento.

A integração de dados de produtos em toda cadeia se mostrou estratégica para 46% dos entrevistados. Ainda segundo a pesquisa, 77% das empresas consideram que os padrões da GS1 contribuem para a inovação e que no Brasil, hoje, 88,5% dos produtos já são vendidos com códigos de barras.

Compartilhe isso:

Projeto Pack em Revista

Edição 108 – mar/abr 2025

Edição 107 – jan/fev 2025

Edição 106 – nov/dez 2024

Categorias
  • Arquivo (308)
  • Artigos (20)
  • Entrevistas (26)
  • Eventos (20)
  • Fusões e aquisições (29)
  • História (1)
  • Infopack (48)
  • Lançamentos (114)
  • Opinião (39)
  • Outros (13)
  • PackLessons (7)
  • ProjetoPack em revista (2)
  • Treinamentos (5)
  • Vagas (1)

Arquivo

Baixe grátis agora mesmo o livro: 100 dicas práticas de vendas e marketing para indústria gráfica e convertedora

Assine o Infopack no LinkedIn

Relacionados

Gráficas em todo o Brasil começam a fechar por falta de capital de giro

Braskem abre linha de crédito adicional de R$ 1 bi para clientes da cadeia do plástico

Klabin adquire negócio de embalagens da IP por R$ 330 mi

ABIEF publica vídeo sobre o papel do plástico na preservação à vida

NEWSLETTER

Quer receber novidades e conteúdos exclusivos?

Inscreva-se na newsletter do ProjetoPack para receber as principais notícias da área gráfica e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

A ProjetoPack é referência em consultoria e treinamentos para indústrias gráficas, de impressão geral, moveleiras, fitas de borda, impressão industrial e indústrias de embalagens, etiquetas e rótulos.

Também trabalha com certificações nacionais e internacionais e produz a Revista ProjetoPack, uma publicação especializada no mercado de conversão e impressão.
Facebook Twitter Linkedin Youtube
Instagram Whatsapp Telegram Link
O melhor conteúdo sobre tecnologia, design e
gestão de embalagens flexíveis, rótulos e impressão.
Assine agora!
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
  • Insights – Blog
  • Sitemap
  • Política de Privacidade
  • Meu Cadastro
  • Contato
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso dos cookies. Você também pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
Configurações de cookiesAceitar
Revisar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
pmpro_visitsessionThe cookie is set by PaidMembership Pro plugin. The cookie is used to manage user memberships.
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Funcional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
na_id1 year 24 daysThis cookie is set by Addthis.com to enable sharing of links on social media platforms like Facebook and Twitter
ouid1 year 24 daysThe cookie is set by Addthis which enables the content of the website to be shared across different networking and social sharing websites.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
__gads1 year 24 daysThis cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
__ss1 dayThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_referrer1 hourThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
__ss_tk25 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
_ga2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gat_UA-105063179-11 minuteThis is a pattern type cookie set by Google Analytics, where the pattern element on the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. It appears to be a variation of the _gat cookie which is used to limit the amount of data recorded by Google on high traffic volume websites.
_gid1 dayThis cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesNo description
_hjFirstSeen30 minutesThis is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
_hjid1 yearThis cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesNo description
_hjTLDTestsessionNo description
koitk10 yearsThis cookie is set by SharpSpring, a marketing automation platform. This is used for tracking visitors and form submissions.
Propaganda
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
B1 yearThis Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr3 monthsThe cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysUsed by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
pa_crosswise_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_google_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_openx_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_rubicon_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_twitter_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
pa_uid2 yearsThis cookie is set by prfct.co. This cookie is used across the websites that use same ad network to display ads to the other advertisers in the network.
pa_yahoo_ts2 yearsThis cookie is set by Perfect Audience and is used for advertising purposes based on user behavioral data.
personalization_id2 yearsThis cookie is set by twitter.com. It is used integrate the sharing features of this social media. It also stores information about how the user uses the website for tracking and targeting.
test_cookie15 minutesThis cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uid1 year 24 daysThis cookie is used to measure the number and behavior of the visitors to the website anonymously. The data includes the number of visits, average duration of the visit on the website, pages visited, etc. for the purpose of better understanding user preferences for targeted advertisments.
uuid23 monthsThis cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
Outros
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
A31 yearNo description
anj3 monthsNo description
i1 yearThe purpose of the cookie is not known yet.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo