Terphane oferece filme de altíssima barreira, super transparente e sem cloro

O CBR é um excelente substituto ao EVOH, com vantagens técnicas e ambientais

 

Globalmente existe uma forte tendência de os filmes oferecerem altíssima barreira para as embalagens plásticas flexíveis, mantendo uma boa transparência. Isto porque o consumidor exige, cada vez mais, um produto com suas propriedades mantidas inalteradas e prefere enxergar o que está comprando. Para atender a esta crescente demanda e contribuir positivamente para um posicionamento mais transparente de produtos e marcas, a Terphane (www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial, disponibiliza o TERPHANE CBR, um filme de poliéster que proporciona excelente barreira e transparência a estruturas de embalagens flexíveis.

O TERPHANE CBR dispensa a coextrusão com EVOH ou o uso de recobrimento ou de PVOH. Ele possui tratamento Corona na face oposta à camada barreira e foi desenvolvido para proporcionar ao convertedor de embalagens uma excelente estabilidade nos processos de impressão e de laminação, e oferecer ao usuário final uma embalagem que atenda às necessidades de barreira transparente estável a gases. “Sem dúvida, o CBR é um filme que confere ao produto uma excelente apresentação em termos de embalagem”, comenta Flávia Silveira, Desenvolvimento de Negócios da Terphane.

Outros importantes atributos do TERPHANE CBR são:

  • alta barreira a gases, aromas e gorduras;
  • excelentes propriedades mecânicas e ópticas, uniformidade de espessura, estabilidade dimensional e térmica;
  • alto desempenho nos processos de conversão;
  • tratamento nas duas faces, o que permite ancoragem de tintas (processos de rotogravura e flexografia), adesivos e vernizes;
  • disponibilidade na espessura de 12 micra.

O TERPHANE CBR é aprovado pelas normas brasileiras e internacionais para o contato direto com alimentos. “Mas realmente o grande apelo é a alta barreira em um filme de apenas 12 micra, o que o torna um material ambientalmente positivo”, lembra Flávia. Segundo a especialista, por suas características o CBR é indicado para embalagens de massas frescas, queijos, nozes e castanhas, ração animal, maionese e produtos com atmosfera modificada (ATM). Outro importante diferencial é que, por sua alta transparência, o filme permite a produção de embalagens com janelas que criam um atrativo no ponto de venda, permitindo que o consumidor final visualize o produto, constatando sua qualidade, e possa monitorar quando ele estiver acabando.

Quando laminado a uma camada selante de PE (polietileno) ou de PP (polipropileno), os resultados de permeabilidade se completam, pois, o filme atua como barreira a oxigênio e a camada selante, como barreira a umidade.

Sobre a Terphane

 Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.

Fonte: Liliam Benzi  – ldbcom@uol.com.br(11) 99989-1597

Comentários

Comentários