Bobst Itália faz Open Door do Centro de Excelência em Rotogravura e Laminação

A BOBST realizou o Open Door ocorreu no Centro de Competência da Bobst Itália, em San Giorgio Monferrato, Itália, nos dias 30 e 31 de maio de 2018, recebendo uma variedade de clientes de 23 países diferentes. As máquinas em demonstração foram as impressoras de rotogravura RS 6003S em configuração shafted e duas máquinas de laminação multi-tecnologia; o compacto CL 750D e o CL 850D.

Na rotogravura, a tecnologia de secagem Twin-Flow que foi apresentada pela Bobst em 2017 na configuração da impressora de alta velocidade RS 6003C HS – agora se transformou num recurso padrão das máquinas na plataforma RS 6003 – impressionou muito os visitantes com sua eficiência de secagem e nível muito baixo de ruído . O trabalho de teste foi uma aplicação do tipo pet food, imprimindo 7 cores em um substrato PET de 12 µm com tintas de poliuretano esterilizáveis ​​de última geração diluídas apenas com acetato de etila.

Os resultados de desempenho foram excelentes em termos de baixo resíduo de solvente na bobina a uma velocidade de produção de 500 m/min. Tudo isso era possível apenas com os secadores simples e duplos mais curtos e sem a necessidade do secador estendido de 6,6m na unidade final. “A singularidade da tecnologia BOBST Twin-Flow deve-se ao fluxo de ar em ambos os lados do secador. Isso evita a formação de uma camada que se acumula na superfície da tinta em sistemas convencionais que aprisionam o solvente, prejudicando sua evaporação ”, explicou Davide Rossello, Gerente de Processo de Gravura e Chefe do Centro de Competência da Bobst Itália.

Os dados de produção exibidos ao vivo em vários estágios da demonstração, juntamente com imagens de animação 3D permitiu aos visitantes viajar virtualmente dentro das diferentes tecnologias e destacaram os benefícios notáveis ​​na máquina: o baixo consumo de energia, o rápido e totalmente automático TAPS sistema de pré-registro que funciona com o apertar de um botão e leva cerca de 4 minutos para ser concluído, e o funcionamento do sistema de pré-lavagem a bordo. Outras características únicas e muito apreciadas da plataforma RS 6003 são a facilidade de acesso às seções da máquina e aos componentes da prensa diretamente do andar superior, para limpeza, manutenção, adição/remoção de acessórios de conversão, como a troca automática; e as soluções destinadas a garantir a segurança do operador, que são evidentes em todo o layout da impressão e na sequência das operações.

Para a primeira demonstração da laminadora compacto multitecnologia CL 750D no Centro de Competência de San Giorgio, a BOBST escolheu um tipo de trabalho complexo para embalagens de barras de chocolate; uma construção duplex composta por 15 µm de BOPP metalizado e 20 µm de BOPP impresso, onde o adesivo foi aplicado diretamente sobre a superfície metalizada em altas velocidades. O interesse adicional da demonstração foi proporcionado pelo uso de uma nova tecnologia adesiva sem solvente e sem monômeros da Sun Chemical. Um adesivo que não é apenas seguro para o operador durante o manuseio, mas também oferece conformidade com a segurança alimentar em relação aos padrões de migração regulamentares mais recentes e mais rigorosos.

“Organizamos para os visitantes do evento Open Door uma experiência do tipo“ Pense com calma, crie espaço para o futuro ”, para levá-los a uma jornada e ilustrar a progressão da renovação de 3 fases que começou em 2016, um projeto para tornar Bobst Itália em uma instalação ultramoderna ”, explicou Michele Vitiello, Diretor Geral da Bobst Itália e Chefe da Linha de Produtos da Rotogravua. “Este ano, a inauguração de um novo prédio dedicado de 1.500 m² para ampliar o Centro de Competência de 1.000 m² existente. O novo complexo abrigará um laboratório totalmente equipado, bem como uma linha de coating piloto, ao lado de máquinas de rotogravura e laminação. Estamos ansiosos para receber visitantes em nosso Centro de Competência e oferecer a futuras casas abertas uma experiência verdadeiramente memorável ”, concluiu. O novo  Centro de Excelência BOBST para as tecnologias de gravura, laminação e revestimento da Bobst Itália, , será oficialmente inaugurado em 2019.

Comentários

Comentários